Jovens de classe média são presos por assaltos a ônibus


Sete integrantes de uma quadrilha de assalto a ônibus foram presos durante operação da Polícia Rodoviária Federal, em conjunto com a Polícia Civil de Alagoinhas, nesta terça-feira (17). O grupo agia cometendo assaltos, principalmente nas rodovias BR-101, 110 e 116, há cerca de um ano.

Intitulada de “Guardiões da Vida”, a operação foi desencadeada na manhã de hoje com o objetivo de cumprir 12 mandados de prisão em Alagoinhas, a 108 km de Salvador.

Os mandados foram expedidos a partir do trabalho de investigação e coleta de dados desenvolvidos com a prisão de um dos integrantes da quadrilha, conhecido como “Pitoco”. Ele foi preso em 30 de novembro quando tentava realizar mais um assalto a ônibus na BR-101.

Segundo a PRF, o grupo também foi identificado nos assaltos às agências dos Correios das cidades de Água Fria e Santa Bárbara. Em 2011, somente nas BR-101 e 110, foram registrados 56 assaltos a ônibus.

A PRF informou ainda que muitos dos integrantes da quadrilha são filhos de famílias bem estabelecidas financeiramente, morando, inclusive, em condomínios de classe média. Os suspeitos são jovens entre 16 e 22 anos que estudam ou trabalham, sendo que um deles estagia como auxiliar de produção da Prefeitura local.

Violência
Testemunhas dos assaltos disseram que alguns dele atiravam contra os veículos e agiam com violência. Durante as prisões, foi encontrado e apreendido com o grupo uma arma calibre 32, 19 munições para vários calibres, um notebook, dinheiro, um celular e maconha para consumo.