Dia do Orgulho

LGBTQIAPN+: entenda o que cada letra representa

Há muito o que se aprender sobre o assunto e o iBahia resumiu um pouco do que é preciso conhecer

Redação iBahia
28/06/2022 às 6h00

3 min de leitura
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e o iBahia preparou uma série de reportagens para essa data especial. Mas você sabe o que cada uma dessas letras significa? Calma. O portal te explica.

Para te ajudar a entender as letras, primeiro é preciso saber sobre identidade de gênero, orientação sexual e sexualidade.

Especialistas classificam o primeiro termo como sendo o gênero que o indivíduo se identifica. Ele pode ser homem, mulher ou não se entender como nenhum dos dois.

Já a orientação sexual de uma pessoa indica por qual sexo ou gênero ela sente-se atraída, seja física e/ou emocionalmente. E por fim, e não menos importante, a sexualidade que diz respeito a quem o indivíduo se relaciona sexualmente e/ou afetivamente falando. Quanto a isso, também há uma infinidade de definições. Confira:

  • L de lésbica: ou seja, mulheres que se relacionam sexualmente e emocionalmente com outras mulheres
  • G de gay: ou seja, homens que se relacionam sexualmente e emocionalmente com outros homens
  • B de bissexual: ou seja, quem se relaciona sexualmente e afetivamente com homens e mulheres
  • T de transexual, transgênero e travesti: a pessoa transexual não se identifica com a identidade de gênero designada ao nascer e pode querer fazer cirurgias de resignação sexual; a transgênero tem uma identidade de gênero que transcende as definições binárias de homem e mulher; já a travesti se identifica com o gênero oposto ao do nascimento e não deseja necessariamente fazer cirurgia de resignação sexual
  • Q de queer: engloba minorias sexuais e de gênero que não se enquadram no sistema binário heterossexual ou cisgênero (que se identifica com a identidade de gênero de nascimento)
  • I de intersexo: pessoa que nasce com um corpo que não pode ser facilmente definido como feminino ou masculino
  • A de assexual: pessoas que nunca, ou quase nunca, sentem atração sexual
  • P de pansexual: pessoa que sente atração por indivíduos de todas os gêneros e sexualidades
  • N de não-binária: pessoas que não se enquadram no binarismo do homem e mulher. Engloba pessoas sem gênero, com vários gêneros, com gêneros separados de homem e mulher, com gêneros parecidos com homem ou mulher e mais. Pessoas não-binárias podem se identificar trans e outras não.
  • + são todas as pessoas que não se enquadram nessas definições anteriores, mas também não são homens ou mulheres cis e heterossexual

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias