iBahia > bahia
BAHIA

Margareth Menezes confirma convite de Lula para Ministério da Cultura

Com a cantora, dois baianos estariam no Governo Lula. O outro é o atual governador do estado, Rui Costa, que assumirá a Casa Civil

Alan Oliveira • 09/12/2022 às 16:53

Google News siga o iBahia no Google News!

A cantora Margareth Menezes confirmou nesta sexta-feira (9), por meio de assessoria de imprensa, o convite de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Cultura em 2023. No entanto, ainda de acordo com as informações, não houve uma definição sobre a proposta.

Se Margareth aceitar o convite e for anunciada como a ministra da pasta no novo Governo, dois baianos irão representar o estado no Brasil. Isso porque o atual governador da Bahia, Rui Costa (PT), foi anunciado por Lula nesta sexta como ministro da Casa Civil.

Além dele, outros quatro nomes já estão confirmados. Fernando Haddad, candidato ao governo de São Paulo pelo PT, e ex-ministro da Educação, foi anunciado como ministro da Fazenda. José Múcio Monteiro, ex-ministro do TCU, assume a pasta da Defesa.

Já Flávio Dino, senador eleito e ex-governador do Rio Grande do Norte, será ministro Justiça e Segurança Pública. E Mauro Vieira, embaixador e ex-ministro Mauro Vieira, assume a pasta das Relações Exteriores no Governo Lula.

Nome com defesa de peso

De acordo com o blog de Andréia Sadi, do g1, Janja, esposa de Lula, é uma das principais defensoras do nome de Margareth na pasta. Além dela, nomes como os atores Lázaro Ramos e Marieta Severo e do rapper Emicida foram cogitados.

Margareth é uma das principais artistas da Bahia, com mais de 10 álbuns lançados, várias indicações ao Grammy e mais de 20 turnês internacionais. A cantora fundou, em 2004, junto com moradores do bairro da Ribeira, em Salvador, a Associação Fábrica Cultural, de combate ao trabalho infantil, exploração sexual e outras violações de direitos.

Margareth deve estar presente na posse de Lula, ao lado de outros artistas como Paulinho da Viola, Pabllo Vitar, Duda Beat, entre outros.

Daniela Mercury

Anteriormente, o nome de Daniela Mercury, também baiana, havia sido especulado no Ministério da Cultura. À época, em entrevista ao iBahia, ela disse que não poderia falar sobre o assunto.

“Eu não vou poder falar sobre esse assunto até que alguma coisa aconteça de mais concreta. A gente tá há dois meses, né? Tão fazendo uma transição, (Geraldo) Alckmin ontem chegou lá em Brasília, né? Então eu espero que a transição aconteça da forma mais respeitosa com o povo brasileiro e as coisas vão se definir ao longo do tempo”, explicou no dia 4 de novembro.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

TAGS:

Convite governo novo Lula Margareth Menezes Ministério da Cultura

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia