Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
'Nunca tinha visto'

Médicas denunciam supostas fraudes em exames médicos na Bahia

Profissionais dizem que assinaturas e dados foram usados de modo irregular

Redação iBahia • 15/06/2023 às 6:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Médicas denunciam supostas fraudes em exames médicos na Bahia
Foto: TV Bahia

Duas médicas residentes em radiologia denunciaram uma suposta fraude em exames médicos na Bahia. A ação irregular estaria sendo cometida por uma empresa, que presta serviços de telelaudo em Salvador e na Região Metropolitana. Em entrevista ao g1 Bahia, as profissionais afirmam que suas assinaturas e dados profissionais foram usados sem autorização em laudos que não foram feitos por elas. A polícia investiga o caso, que é tratado no momento como suspeita de estelionato.

"Exames foram laudados em meu nome seis meses depois que eu já havia saído da empresa" , afirmou uma das médicas, que não quis se identificar.

Leia mais:

A TV Bahia entrou em contato com a Qualy Medicina Diagnóstica, empresa suspeita da fraude, mas não obteve resposta. Em nota, o Ministério Público da Bahia informou que recebeu uma denúncia crime sobre o caso no dia 6 de junho e que vai avaliar quais medidas poderão ser tomadas.

Relação das médicas com a empresa

Segundo as médicas, a empresa contrata profissionais terceirizados para fazerem análises, à distância, em exames de imagem. Ou seja, os médicos se cadastram no sistema e podem fazer os laudos em suas casas, com os respectivos computadores.

No caso das médicas que denunciaram as fraudes, uma delas trabalhou na plataforma durante 15 dias e depois parou de fazer os laudos por falta de tempo. A segunda profissional se cadastrou, mas nunca analisou nenhum exame.

"Na plataformas existiam sete laudos analisados por mim, estavam com minha assinatura. Mas eu nunca tinha visto esses laudos", afirmou a segunda profissional.

O advogado que representa as médicas informou que o Hospital Santo Amaro solicitou e recebeu os laudos assinados irregularmente pelas profissionais. A entidade foi avisada desde o início da possível fraude. O hospital, por sua vez, informou que, até a apuração dos fatos, suspendeu o contrato com a empresa. Ainda conforme a unidade de saúde, os laudos gerados com as assinaturas fraudadas foram confirmados por outro profissional especializada e estavam corretos.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) disse que foi procurado por três profissionais no final do mês de maio e que realizou uma fiscalização preliminar. O conselho ainda informou que a empresa foi notificada por não ter registro no conselho responsável técnico.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia