Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Marcando presença

Ministra dos Povos Indígenas visita Bahia e conversa com lideranças

Diálogo faz parte das atividades do gabinete de crise para articular ações de proteção para as comunidades

Redação iBahia • 20/06/2023 às 21:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Ministra dos Povos Indígenas visita Bahia e conversa com lideranças
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, além de outras autoridades, visitaram a Bahia nesta terça-feira (20), em agenda do gabinete de crise que articula ações de proteção aos povos indígenas no estado. No extremo sul, a comitiva conheceu comunidades e conversou com lideranças indígenas.

No ano passado, pelo menos seis indígenas foram mortos na região. Segundo Guajajara, o ministério comandado por Flávio Dino pode atuar intensificando a rapidez das investigações para identificar os mandantes dos crimes e reforçar a segurança na região.

Leia mais:

“Nós vamos retomar esse diálogo e ver como o Ministério da Justiça pode garantir essa segurança", afirmou a ministra, em entrevista à TV Santa Cruz.

Segundo o g1, os indígenas relataram para a ministra ameaças e medo desde o início do processo de retomada de terras, no processo de ampliação do território indígena. Um estudo da Funai aponta que o território de Barra Velha, que atualmente de 8 mil hectares, deveria ter 52 mil.

Durante a visita, os indígenas também pediram agilidade na análise do processo de demarcação das terras que estão na área de conflito. "Nós estamos sendo constantemente ameaçados", afirmou o cacique Bacurau Pataxó.

As lideranças ainda pediram a presença da Polícia Federal nas investigações do caso e monitoramento da seguranças das comunidades da região.

Também presente na comitiva, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, disse que os casos serão reportados.

"Nós vamos informar a procuradoria federal especializada da Funai para acompanhar os casos de violência e violação dos direitos humanos", afirmou.

A secretária de Gestão Ambiental e Territorial Indígena, Ceiça Pitaguary; o diretor de Mediação e Conciliação de Conflitos Fundiários Indígenas, Marcos Kaingang; a Defensora Pública Alécia Tuxaá; e a superintendente de políticas públicas dos povos indígenas, Patrícia Pataxó Hahahãe, também participaram das visitas às comunidades .

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia