Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bahia
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

'Nego Fugido': Conheça a expressão cultural que leva comunidade quilombola às ruas de Santo Amaro

As manifestações culturais acontecem durante todo o mês de julho em meio a um coletivo de expressões de temáticas quilombolas como Samba de Roda, rodas de Capoeira e aparições de Caretas, Mandus e Bombachos

Redação iBahia • 01/08/2022 às 18:20 • Atualizada em 26/08/2022 às 17:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Nego Fugido': Conheça a expressão cultural que leva comunidade quilombola às ruas de Santo Amaro
Foto: Reprodução/TV Bahia

Diversos integrantes de uma comunidade quilombola tomam as ruas de Acupe, no distrito de Santo Amaro da Purificação, para o tradicional evento do "Nego Fugido".

A expressão popular é o nome batizado do movimento e traz uma releitura da abolição. Caçados por subordinados dos senhores de engenho e soldados, os escravos conseguem se rebelar e capturam o rei para exigir sua alforria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As manifestações culturais acontecem durante todo o mês de julho em meio a um coletivo de expressões de temáticas quilombolas como Samba de Roda, rodas de Capoeira e aparições de Caretas, Mandus e Bombachos. As festas chegaram ao fim no domingo (31).

As manifestações em Acupe, tem origem no século 19 e além de serem tradição, são também elementos fundamentais na identificação do Recôncavo Baiano como local que possui um passado marcado pelo processo de escravidão de populações africanas.

O local é consolidado como um dos principais eventos de identidade de matriz afro-brasileira da Bahia, além de trazer à tona os saberes das comunidades tradicionais e promover discussões pertinentes à sociedade brasileira.

O distrito de Acupe, no passado, foi uma comunidade de negros escravos resistentes que fugiam das fazendas insatisfeitos pelos trabalhos forçados.

Leia mais sobre Bahia em ibahia.com e siga o Portal no Google Notícias

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia