Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Inusitado

Pães mumificados da 2ª Guerra Mundial são encontrados na Bahia

Caso aconteceu em Campo Formoso. Pães estavam preservados em meio ao sedimento misturado a cinzas do antigo forno

Redação iBahia • 20/07/2023 às 12:29 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pães mumificados da 2ª Guerra Mundial são encontrados na Bahia
Foto: Divulgação / UNEB

Pães mumificados de cerca de 80 anos foram encontrados durante uma escavação do sítio arqueológico Garimpo Prateado, localizado na cidade de Campo Formoso, norte da Bahia. A descoberta foi realizada pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (LAP), do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na cidade de Senhor do Bonfim.

O sítio arqueológico fica na Serra de São Francisco e foi um espaço pouco documentado durante a II Guerra Mundial, em plena ditadura do governo de Getúlio Vargas, pois está ambientado em área rural e semiárida nordestina. De acordo com a UNEB, o sítio é referente à mineração de cristal de quartzo, mineral estratégico sobretudo para a tecnologia de comunicação.

Leia mais:

O garimpo, que funcionou durante a guerra, vendia toda a produção para os Estados Unidos, já que o Brasil era exportador de minerais estratégicos para os países aliados no conflito mundial. Durante os estudos arqueológicos, a equipe da UNEB localizou uma área que era destinada ao acampamento da mineração.

No local, tinha restos de garrafas, principalmente de bebidas alcoólicas e de medicamentos para gripes e tosses, juntamente a tralhas de uso doméstico. Outra área consistiu na padaria do garimpo, única construção existente e hoje em ruínas. Os pães foram encontrados durante as escavações dessa área, preservados em meio ao sedimento misturado a cinzas do antigo forno.

De acordo com a professora da UNEB e coordenadora da pesquisa, Cristiana Santana, como se trata de pães queimados, o grupo acredita que eles foram descartados nas cinzas do forno da padaria." O que resultou na dessecação e consequente mumificação natural desse vestígio arqueológico”, explicou a professora.

Área de mineração ampla


				
					Pães mumificados da 2ª Guerra Mundial são encontrados na Bahia
Foto: Divulgação / UNEB

Uma das pesquisadoras do grupo, Joyce Avelino, afirmou que os vestígios arqueológicos recuperados na área do Garimpo Prateado dão a indicação de que se tratava de uma área de mineração ampla, mas sem estrutura. Os cristais de quartzo eram coletados sem utilização de maquinário eficiente, apenas com o uso de ferramentas metálicas simples e improvisadas.

Para a professora Cristiana Santana, os pães preservados por 80 anos é um achado considerado "muito raro na arqueologia".

A coordenadora do grupo citou o exemplo de um bolo de avelã e amêndoa, que foi encontrado em escavação arqueológica na Alemanha, também datado do período da II Guerra Mundial, que foi preservado em solo argiloso.

Os pães escavados se parecem com pães ainda vendidos na região do estudo, conhecidos como “pães de cesto” ou “pães amassados por pés”. Contudo, os que foram recuperados pela equipe são menores e possivelmente perderam parte do volume por estarem desidratados.

Surto de meningite

O arqueólogo Gilmar Silva, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) da UNEB, conta que, sem estruturas sanitárias mínimas, garimpeiros habitando palhoças, e com um grande contingente de pessoas, um surto de meningite acometeu grande parte dos trabalhadores do Garimpo Prateado.

Ainda segundo o especialista, em conversa com o g1 Bahia, após o surto da doença, o garimpo sucumbiu e as atividades se encerraram. "Aos poucos os homens retornaram às suas vidas nas roças e às atividades com os rebanhos de cabras e caças. Essas informações nos foram passadas por dois garimpeiros, já bastante idosos, que trabalharam no Prateado em 1940”, explicou ao g1.

De acordo com os pesquisadores, o cemitério do garimpo, com alguns enterramentos humanos, mas sem lápides ou identificações, está localizado a uma distância de aproximadamente 600 metros do sítio arqueológico. No local, ondulações na área indicam as covas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia