A Petrobras e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciaram a reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O investimento do novo espaço será de R$ 2,6 bilhões no estado.

O foco da reativação é a retomada do setor naval no estado. A Fafen produz amônia, ureia e ARLA 32, um catalisador de motores a diesel. O espaço ficou fechado em 2018, retomou as atividades em 2021 e seria reinaugurada em 2023, mas o contrato entre a Petrobras e o Grupo Unigel não foi adiante.
Leia também:
A estimativa é que os investimentos representem 6 mil postos de trabalho. Durante o evento em Maragogipe, também será assinado um protocolo de intenções para estudos sobre o uso do canteiro de obras de São Roque do Paraguaçu como área de acostamento para plataformas da Petrobras em descomissionamento.
Grande parte dos recursos serão aplicados nas construções de seis navios de apoio no Estaleiro Enseada, contratado em setembro. Outros R$ 38 milhões serão destinados à manutenção das fábricas de fertilizantes nitrogenados da Bahia e de Sergipe.

No momento, está em curso o processo de desmobilização, encerramento do contrato de arrendamento anterior e a mobilização de recursos para a retomada da operação.
O retorno à operação das plantas ocorrerá até final de 2025, possibilitando produção de amônia, ureia perolada e ARLA-32, utilizando contrato que ainda inclui a operação dos Terminais Marítimos de Amônia e Ureia no Porto de Aratu, em Candeias, na Bahia.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

