PF cumpre mandados contra suspeitos de fraudar licitações para compra de testes de Covid-19 na Prefeitura de Nova Soure, na Bahia


Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta terça-feira (16) contra um grupo suspeito de fraudar dispensa de licitações para compra de testes de Covid-19 na prefeitura de Nova Soure, a cerca de 230 km de Salvador.

Além de Nova Soure, a operação também aconteceu na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana. Batizada de “Operação Ajuste”, a ação cumpriu cinco mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, todas as licitações eram direcionadas a favor de uma única empresa. Um levantamento inicial mostra que pelo menos 2.550 testes rápidos foram adquiridos dessa forma, gerando o valor de mais de R$ 203 mil somente em 2020.

Foto: Divulgação/PF

As investigações contam com fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU), que aponta alterações do quadro societário das empresas envolvidas dando contornos de grupo comercial, além de irregularidades formais nos procedimentos de dispensa investigados.

Segundo a PF, os investigados podem responder pelo crime de dispensa ilegal de licitação (art. 89 da Lei 8.666/93).

O iBahia tentou contato com a prefeitura, mas não conseguiu até a última atualização desta reportagem.

Foto: Divulgação/PF

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias