Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Força Integrada

PF e SSP-BA e lançam programa de combate ao crime organizado

Integração entre governos estadual e federal será feita de forma pontua, caso entendam que existe necessidade

Redação iBahia • 11/08/2023 às 17:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					PF e SSP-BA e lançam programa de combate ao crime organizado
Foto: Reprodução/TV Bahia

A Polícia Federal (PF) e a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) lançaram, nesta sexta-feira (110) uma Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) no estado.

De acordo com o g1, a PF informou que a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) fortalecerá a relação entre os dois órgãos. O objetivo é intensificar, em caráter especial, o enfrentamento às organizações e associações criminosas.

Leia mais:

"A ideia é a gente fortalecer cada vez mais o combate ao crime organizado. A gente institui a FICCO colocando no mesmo ambiente policiais federais, civis, militares, peritos técnicos e bombeiros, para trabalhar na identificação, neutralização e prisão das principais lideranças do crime organizado", disse o secretário de segurança pública, Marcelo Werner.

O gestor da segurança pública da Bahia disse que a integração entre os dois governos será feita de forma pontual, caso eles entendam que exista a necessidade.

"A Polícia Federal tem uma expertise grande na parte de inteligência e nós vamos somar esforços através das polícias civil e judiciária. Se for necessário, pontualmente, tanto policiais civis como federais estarão nas ruas para cumprir mandatos, explicou.

Segundo o órgão federal, o acordo visa combater também o tráfico de drogas e armas, delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos. A ação também busca recuperar ativos e reprimir a lavagem de dinheiro.

O prazo de vigência do Acordo de Cooperação Técnica será de dois anos, a partir da assinatura ou da publicação no Diário Oficial da União. O período ode ser prorrogado por igual período, mediante a celebração de aditivo.

O superintendente regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria, também contou que a ação conjunta, que já existia campo operacional, passa a ser consolidada na área da investigação.

"Com a criação da FICCO, a Polícia Federal vai ficar engajada nesse sistema, na repressão a facções criminosas. Nós vamos capitanear recursos, tecnologia, tudo isso no enfrentamento a criminalidade", explicou.

O evento foi realizado na sede da PF. Também estiveram presentes o o diretor de investigação e combate ao crime organizado da Polícia Federal, Ricardo Andrade Saadi; o comandante da Polícia Militar do estado, Paulo José Coutinho; a delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Campos de Brito; a diretora do Departamento de Polícia Técnica da Bahia, Ana Cecília Cardoso Bandeira; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia