'Seja Ponte'

Poder Judiciário da Bahia realiza campanha para incentivar adoção e apadrinhamento em maio

Ação acontece no mês de maio, conhecido com mês da adoção

Redação iBahia
12/05/2022 às 15h21

2 min de leitura

O Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promove, durante o mês de maio – também conhecido como mês da adoção -, a campanha Seja Potente. Segundo o PJBA, o objetivo da ação é incentivar as iniciativas de apadrinhamento e adoção.

De acordo com a Juíza Sandra Magali, da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus, no primeiro momento, o destaque da campanha vai para o apadrinhamento. Direcionado para crianças e adolescentes que não têm mais pretendentes e já foram esgotadas as possibilidades de adoção, existem três modalidades de apadrinhamento:

  • Afetivo (faz visitas regulares);
  • Prestador (apoia com seu trabalho);
  • Provedor (dá suporte financeiro).

“É extremamente importante porque é uma forma de minorar os impactos do acolhimento e permite que a criança tenha contato com pessoas e construam um vínculo de afeto”, destacou a juíza.  

Além disso, a ação permite que esses escolhidos conheçam a dinâmica de uma família e participem de eventos da comunidade com alguém que é referência para ela. Ainda dá a possibilidade de continuar o vínculo com o padrinho após sair da instituição.  

Quem deseja se tornar um padrinho e mudar a vida de uma criança ou adolescente, deve procurar a Vara da Infância e Juventude da sua cidade. A prática está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).  

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias