Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Investigação

Policiais são alvo de operação contra grupos de extermínio na Bahia

Mandados são cumpridos nesta terça (6). Eles ainda são suspeitos de participar em crimes de extorsão mediante sequestro e mineração ilegal de ouro

Redação iBahia • 06/06/2023 às 13:13 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Policiais são alvo de operação contra grupos de extermínio na Bahia
Foto: Divulgação/Polícia Federal

Dois mandados de prisão e oito de busca e apreensão são cumpridos, nesta terça-feira (6), contra grupos de extermínio, homicídio, extorsão mediante sequestro e mineração ilegal de ouro na Bahia. De acordo com informações da Polícia Federal (PF), policiais são alvo das ações realizadas nas cidades de Santaluz, Jacobina, Valente e Santa Bárbara.

As investigações da PF identificaram que os investigados praticam a extração ilegal de ouro há anos. Eles construíram um laboratório para receber e refinar “rejeitos” de moagens, executadas por garimpeiros ilegais, através de processo químico industrial.

Leia mais:

Ainda segundo a PF, o ouro é extraído do “rejeito” pelo procedimento da lixiviação, quando a erosão do solo é provocada a partir da lavagem da camada superficial, pelo escoamento das águas. Para isso, os investigados usaram de grande quantidade de cianeto de sódio, uma substância altamente tóxica. Essa prática, segundo o g1, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local. Além disso, o cianeto de sódio ou de potássio são substâncias de uso controlado pelo Exército Brasileiro.


				
					Policiais são alvo de operação contra grupos de extermínio na Bahia
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não detalhou se os policiais são civis ou militares. Outras pessoas também são investigadas por diversos delitos também são investigadas pelas operações Urtiga e Garça Dourada. Todos poderão responder por usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.

Atuam na operação a Força Correcional Especial Integrada (Force) da Corregedoria-Geral da Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Federal e o Ministério Público.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia