17 e 23 de junho

Prefeitura de Salvador e governo da Bahia suspendem serviços não essenciais nos feriados

Dias 17 e 23 de junho serão pontos facultativos na Bahia

Redação iBahia
15/06/2022 às 13h47

5 min de leitura
Foto: Divulgação / GOV-BA

A Prefeitura de Salvador e o governo da Bahia decretaram ponto facultativo na próxima sexta-feira (17), um dia após o feriado de Corpus Christi, e na quinta-feira (23), véspera de São João. Com isso, os serviços públicos não essenciais estarão suspenso nesses dois dias.

Os serviços essenciais de segurança, como Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, e de saúde, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionarão normalmente.

Por causa do feriado de Corpus Christi, os serviços voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (20). Após o São João, o atendimento volta no dia 27 de junho.

Confira os horários dos órgãos municipais:

Codesal – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) prossegue com as ações da Operação Chuva, em regime especial de plantão 24h, para atender todas as demandas referentes às situações de risco civil para a população, como alagamentos, rachaduras e ameaças de deslizamento. O órgão pode ser acionado através do número gratuito 199.

Semob – A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que os ônibus terão frota de feriado na quinta-feira (15), e na sexta-feira (16) segue com operação normal de dia útil.

Em relação aos ascensores, na quinta-feira (15), o Plano Inclinado Liberdade/Calçada (PILC) estará fechado, assim como os ascensores do Pilar, Gonçalves e o Elevador do Taboão, retornando ao funcionamento normal na sexta-feira e fim de semana. Já o Elevador Lacerda funcionará em horário especial, de 7h até 0h.

Feiras e mercados – Aos domingos e feriados o funcionamento dos mercados municipais terá início às 7h, seguindo até às 14h. As feiras, por sua vez, funcionarão das 6h às 14h. Na sexta-feira e sábado, o funcionamento é de 6h às 18h.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro não funcionarão na quinta-feira nem na sexta-feira. O serviço retorna às atividades na segunda-feira em horário normal.

Sedur – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai intensificar a fiscalização no feriadão, em regime de plantão, com o objetivo de verificar a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular.

As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou por meio do Aplicativo Sonora Salvador. Na quinta-feira (16) e sexta-feira (17), o atendimento presencial será suspenso.

Guarda Municipal – Durante o feriadão, a GCM prestará apoio às ações de fiscalização promovidas pela Sedur, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador). Atuará ainda como apoio no Elevador Lacerda, durante ações no Parque da Cidade e na Praça do Campo Grande, além da manutenção dos bens e patrimônio público.

Transalvador – Durante o feriado de Corpus Christi na próxima quinta-feira (16), os agentes da Transalvador atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstrução e outras intercorrências no trânsito. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Equipes da autarquia vão monitorar os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a Avenida Luís Viana Filho (Paralela). O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também estará monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas.

As blitze da Operação Respeite à Vida também serão realizadas normalmente durante o período. O setor de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, funciona até quarta-feira (15) e só retorna na segunda-feira (20). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (16), mas retomam o funcionamento normalmente na sexta-feira (17) e no sábado (18).

Escolas – As escolas irão funcionar, conforme o calendário letivo, até esta quarta-feira (15), quando inicia o recesso junino, até o próximo dia 30. As aulas serão retomadas no dia 1º de julho.

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) administrados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) funcionam normalmente durante o feriado prolongado.

Limpeza urbana – Os serviços da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) serão realizados normalmente no período.

Manutenção – A Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal) realizam plantões de 24h no feriado. Somente o setor administrativo estará suspenso desta quinta-feira (16) até o domingo (19).

Simm – O atendimento do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) segue até esta quarta (15), com retorno na segunda-feira (20).

Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), órgão vinculado à Semop, atuará com postos fixos e volantes no trecho de atuação, entre o Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao Kartódromo).

Sempre – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento ininterrupto as Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) e as equipes que atuam na Operação Chuva. Os serviços especializados de Abordagem Social atuam diariamente, das 7h às 19h. Demais atividades presenciais, incluindo os Restaurantes Populares, estão suspensas na quinta (16) e na sexta-feira (17), com retorno na segunda-feira (20).

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.