A sanfona do forrozeiro Baio do Acordeon, dada a ele por Luiz Gonzaga em 1974, foi recuperada na noite de sexta-feira (16), em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador. O instrumento havia sido roubado do camarim do artista na última quarta-feira (14), durante evento.
Segundo informações da Polícia Militar, o instrumento foi recuperado durante patrulha no evento Arraiá do Comércio . O suspeito, que havia sido identificado através de imagens registradas por câmeras de segurança, foi identificado pelos policiais. Ele foi conduzido até a Central de Flagrantes de Sobradinho e confessou o local onde estava guardada a sanfona.
Leia também:
Equipes das Polícias Militar e Civil foram até o imóvel e recuperaram o instrumento. A sanfona foi um presente do rei do Baião dada a Baio do Acordeon ainda durante sua adolescência.
Com grande valor histórico e sentimental, o instrumento possui 80 baixos, é de cor branca e conta com a frase "Oferta do Rei do Baião", gravada em vermelho. O baiano chegou a se apresentar ao lado de Gonzagão anos depois.
Baio do Acordeon, que é de Feira de Santana, participou da Batalha de Sanfoneiros, quadro realizado pelo Jornal da Manhã, programa da TV Bahia. O forrozeiro chegou a disputar uma vaga na final, mas não se classificou. O título ficou com o sanfoneiro Dio do Acordeon, de Vitória da Conquista.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!