Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Combustíveis

Procon-BA notifica Acelen e monitora política de preços da Petrobras

Objetivo é fiscalizar conduta da empresa acerca das reduções dos preços do gás e da gasolina

Redação iBahia • 18/05/2023 às 15:15 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Procon-BA notifica Acelen e monitora política de preços da Petrobras
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-BA) notificou a empresa Acelen, que administra a Refinaria Mataripe. O órgão exigiu, nesta quarta-feira (17), que a empresa explique o alinhamento com a nova política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras.

Segundo a nota do Procon, ele quer saber objetivamente se a refinaria vai acompanhar os valores praticados pela Petrobras, após o anúncio na mudança dos preços da estatal, com relação à redução dos custos de comercialização da gasolina, diesel e gás de cozinha, além disso, quais as justificativas para o comportamento seguido pela empresa.

Leia mais:

De acordo com o g1 Bahia, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento (SJDH), a Acelen deverá apresentar as informações, justificativas e documentos probatórios no prazo de cinco dias, sem serem contados a partir da notificação.

Em nota, a Acelen afirmou que, nos últimos meses reduziu, semanalmente, os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria Mataripe, seguindo mercados de referência.

"No diesel, foram 10 reduções consecutivas, acumulando queda de 31% desde o início do ano. Já a gasolina acumula queda de 16% no mesmo período. Em relação ao GLP, que tem preço atualizado mensalmente, a redução foi de cerca de 10%, de março para maio. Novo reajuste será anunciado no início de junho".

Ainda segundo a empresa, os reajustes para baixo refletem a política de preços da empresa, que segue critérios técnicos e leva em consideração variáveis como custo do petróleo, dólar e frete segundo as práticas internacionais de mercado.

As informações e os documentos apresentados serão analisados pelo Procon-BA. A Acelen pode responder a processo administrativo, caso seja identificada infração das normas consumeristas e, ser penalizada com multas.

O Procon-BA também informou que a notificação faz parte do cumprimento do dever de fiscalizar o mercado de consumo no estado quanto à conduta da Acelen, seguindo as instruções determinadas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), instância do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia