Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Educação

Professores de universidades estaduais da BA fazem paralisação de 24h

Categoria debate reajuste salarial e demandas do ensino superior público

Redação iBahia • 16/05/2023 às 10:52 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Professores de universidades estaduais da BA fazem paralisação de 24h
Foto: Reprodução / UNEB

Professores das quatro universidades estaduais da Bahia iniciaram, nesta terça-feira (16), uma paralisação de 24h. A categoria vai debater sobre reajustes salariais e demandas do ensino superior público.

A paralisação atinge as universidades do Estado da Bahia (Uneb) e as estaduais de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste da Bahia (Uesb) e de Santa Cruz (Uesc).

Leia mais:

Segundo a categoria, há oito anos os professores sofrem com perdas salariais e desvalorização no quadro. A campanha "Reajuste Já", defendida durante a paralisação, começou há dois anos.

Cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) indicam que a corrosão do salário dos docentes é de mais da metade do salário, cerca de 53,3% de perda.

O Governo do Estado apresentou uma proposta de reajuste linear de 4% para todo o serviço público. Para os professores de ensino superior há um acréscimo de 2,53%, chegando a um reajuste que varia de 6,53% a 9,32%, devido a correção do erro no último reajuste escalonado de 2022.

No entanto, a categoria se queixa de que esse reajusta está muito abaixo dos índices de perdas salariais, e que não foi fruto de negociações com o grupo. Os professores também afirmam que, mesmo com o reajuste, profissionais em início de carreira ganham um salário abaixo da Leia Nacional do Piso do Magistério do Ensino Básico.

Uma audiência de debate das pautas, chamado de “Papel das Universidades Estaduais no Contexto do Desenvolvimento Regional: desafios e perspectivas” está sendo feita no auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia