Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Levantamento

Quase 100 pessoas morreram em tiroteios em abril em Salvador e região

Dados foram divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado nesta segunda-feira (8)

Redação iBahia • 08/05/2023 às 10:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Quase 100 pessoas morreram em tiroteios em abril em Salvador e região

Abril foi um mês violento em Salvador e região metropolitana, segundo dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado nesta segunda-feira (8). De acordo com o levantamento, foram mapeados 121 tiroteios que resultaram na morte de 94 pessoas e deixaram outras 23 feridas ao longo do mês. Ainda conforme a apuração, 48 desses casos ocorreram durante ações e operações policiais.

Das 117 vítimas de arma de fogo,, 47 foram atingidas durante ações e operações policiais (sendo que 36 morreram e 11 ficaram feridas); 15 baleadas por tentativas de roubo (9 morreram e 6 ficaram feridas); 14 pessoas baleadas dentro de residências (12 morreram e 2 ficaram feridas); 13 foram atingidas em meio a disputas (9 morreram e 4 ficaram feridas); 6 pessoas foram atingidas em eventos (4 foram mortas e 2 feridas) e 3 pessoas foram mortas em bares.

Leia mais:

Tiroteios em vias públicas e próximos a locais de grande circulação de pessoas ganharam notoriedade durante o mês de abril. Nesse período, foram registradas trocas de tiros próximo de shoppings centers em Salvador e região, motivadas por tentativa de extorsão, tentativa de roubo de veículo e perseguição.

No dia 2 de abril, houve uma troca de tiros durante um sequestro de duas mulheres abordadas na saída de um shopping em Lauro de Freitas e levadas para efetuar transações bancárias próximo à Ceasa do município de Simões Filho.

Duas mulheres e um homem foram baleados durante uma perseguição policial que deixou o trânsito completamente travado na Avenida Paralela, em Salvador, na noite do dia 12/04.

No dia 20, uma troca de tiros assustou os transeuntes da frente do Salvador Shopping, na capital baiana. A ação foi motivada por conta de uma tentativa de roubo de um veículo.

Agentes de segurança também foram vítimas da violência armada. Em abril, três foram mortos e três ficaram feridos. No mês anterior, dois agentes foram mortos e três ficaram feridos.

No dia 15 de abril, o policial da Marinha Gabriel Michel Nunes de Almeida, de 23 anos, foi baleado e morto por dois rapazes em uma moto no bairro da Fazenda Grande do Retiro. Gabriel estava afastado das atividades para tratamento de saúde.

Na tarde do dia 20, no bairro Nordeste de Amaralina, um policial civil foi baleado e ferido após troca de tiros com homens armados.

No dia 23, o policial militar Luciano, de 48 anos, foi baleado nas proximidades do bairro de Valéria, após deixar o serviço no posto policial do Hospital do Subúrbio.

Tailane Muniz, coordenadora regional do Instituto Fogo Cruzado na Bahia, ressalta que os dados ajudam a entender o impacto da violência armada em Salvador.

“Estamos falando de uma média de quase quatro tiroteios por dia e quatro pessoas baleadas por dia. A imensa maioria das pessoas atingidas morrem. Salvador e os municípios da região metropolitana precisam de um plano de segurança que foque na redução da letalidade e na diminuição dos tiroteios. Os dados deixam isso claro e devem servir de base para o planejamento da política pública”, afirmou.

Mapa

Salvador: 90 tiroteios, 71 mortos e 17 feridos

Camaçari: 5 tiroteios, 3 mortos e 1 ferido

Candeias: 3 tiroteio, 3 mortos e 1 ferido

Dias D’Avila: 1 tiroteio e 1 morto

Lauro de Freitas: 8 tiroteios, 3 mortos e 2 feridos

Madre de Deus: 4 tiroteios e 5 mortos

Mata de São João: 4 tiroteios, 4 mortos e 1 ferido

Pojuca: 1 tiroteio e 1 morto

Simões Filho: 3 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido

Vera Cruz: 2 tiroteios e 1 morto

Bairros mais afetados

Beiru/Tancredo Neves (Salvador): 6 tiroteios e 5 mortos

Rio Sena (Salvador): 5 tiroteios e 2 mortos

Fazenda Grande do Retiro (Salvador): 4 tiroteios, 5 mortos e 2 feridos

Arenoso (Salvador): 3 tiroteios e 4 mortos

Centro (Lauro de Freitas): 3 tiroteios, 2 mortos e 1 ferido

Centro (Madre de Deus): 3 tiroteios e 4 mortos

O perfil da violência armada

Durante o mês, houve uma queda de 11% em relação ao número de tiroteios do mês anterior, quando foram registrados 136 casos. Em março, o levantamento mostrou que 45 deles ocorreram em ações e operações policiais. De lá pra cá, houve um aumento de 7% nos registro de tiroteios durante ações e operações policiais.

Os números de vítimas de abril representam uma queda de 16% em relação ao total de baleados do mês anterior. Em março, 140 pessoas foram baleadas: 110 pessoas mortas e 30 feridas.

Entre os 94 mortos neste mês, 75 eram homens, 15 eram mulheres e quatro não tiveram o gênero revelado. Entre os 23 feridos, 19 eram homens e quatro eram mulheres. Das vítimas de arma de fogo em março, 122 eram homens (100 mortos e 22 feridos) e 16 eram mulheres (10 foram mortas e 6 feridas).

Uma criança foi ferida e 113 adultos foram baleados: 91 morreram e 22 ficaram feridos. Dois idosos foram mortos e não foi possível identificar a faixa etária de uma pessoa morta. No mês anterior, cinco crianças foram feridas por arma de fogo, três adolescentes foram mortos e dois feridos. Três idosos foram mortos e dois ficaram feridos. Dos 125 adultos baleados, 104 morreram e 21 ficaram feridos.

Em abril, 33 pessoas negras foram baleadas, três brancas, e do total de atingidos (117), 81 não tiveram recorte racial identificado. Em março, 40 pessoas negras foram baleadas, oito brancas, e das 140 vítimas, 92 não tiveram recorte racial identificado.

Em abril, seis agentes de segurança foram baleados: três morreram e três ficaram feridos. Um ex-detento foi morto e outro ficou ferido. Dois mototaxistas e um rifeiro foram mortos. No mês anterior, três mototaxistas e um rifeiro foram mortos. Dois agentes de segurança foram mortos e 3 ficaram feridos, um ex-detento foi morto e outro ficou ferido.

Duas pessoas foram feridas por bala perdida, uma delas durante ação policial. Em março foram registradas 10 vítimas de bala perdida, onde três pessoas foram mortas e sete ficaram feridas.

Três chacinas foram registradas em Salvador e região metropolitana que resultaram na morte de 11 pessoas.

Nove tiroteios ocorreram em meio a disputas: nove pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas. No mês anterior, foram registrados 14 tiroteios em meio a disputas: seis pessoas foram mortas e 11 ficaram feridas.

Fogo Cruzado

O Fogo Cruzado é um Instituto que usa tecnologia para produzir e divulgar dados abertos e colaborativos sobre violência armada, com o objetivo de fortalecer a democracia através da transformação social e da preservação da vida.

Com uma metodologia própria, o laboratório de dados da instituição produz 40 indicadores inéditos sobre violência nas regiões metropolitanas do Rio, do Recife e de Salvador.

Através de um aplicativo de celular, o Fogo Cruzado recebe e disponibiliza informações sobre tiroteios, checadas em tempo real, que estão no único banco de dados aberto sobre violência armada da América Latina, que pode ser acessado gratuitamente pela API do Instituto.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia