Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Celebração

Romaria de Bom Jesus da Lapa é eleita Patrimônio Imaterial da Bahia

Decisão foi tomada na missa festiva que comemorou os 332 anos do evento religioso na manhã deste domingo (6)

Redação iBahia • 06/08/2023 às 14:05 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Romaria de Bom Jesus da Lapa é eleita Patrimônio Imaterial da Bahia
Foto: Wesley Branco

Na manhã deste domingo (6), Jerônimo Rodrigues, o governador da Bahia, oficializou o reconhecimento do registro especial da Romaria de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, como Patrimônio Cultural Imaterial do estado.

A decisão foi tomada na missa festiva que comemorou os 332 anos do evento religioso na manhã deste domingo (6). As comemorações começaram na sexta-feira (4) e a estimativa é de que reúna 600 mil fiéis e movimente em torno de R$ 1 milhão na economia local até a próximo terça-feira (8).

Leia mais:

Desde 2017, o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, realizava estudos sobre a importância e a salvaguarda da Romaria de Bom Jesus da Lapa. O documento defende a relevância da Romaria de Bom Jesus da Lapa como uma manifestação de cunho religioso católico, com marcas do catolicismo popular, refletindo a fé e religiosidade preservada e salvaguardada.


				
					Romaria de Bom Jesus da Lapa é eleita Patrimônio Imaterial da Bahia
Foto: Wesley Branco

Atualmente, o Santuário conta com 16 grutas, sendo nove internas. As principais são do Bom Jesus da Lapa e de Nossa Senhora da Soledade. Seu legado é marcado pela caridade e acolhimento aos mais pobres. Outro local de visitação é o cruzeiro que fica na parte de cima da gruta, o morro. São aproximadamente 90 metros de altura, com dois percursos principais: um interno e outro externo.

Este ano o tema geral da festa é “Bom Jesus, o pão da vida: vocação e fraternidade” e o lema “Perseverar na comunhão, no repartir do pão e na oração”.

Programação:

  • A romaria começou com uma missa celebrada no dia seis de agosto, às 7h, com procissão às 16h, saindo da Catedral Nossa Senhora do Carmo, passando pela rua Santa Luzia e Praça do Cruzeiro.
  • O roteiro segue pela Avenida Duque de Caxias, chegando à praça do Largo da Esplanada, onde o andor é levado ao altar da Esplanada.
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia