Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
RMS

Secretaria de Saúde emite alerta epidemiológico contra raiva

Medida foi tomada após Lacen diagnosticar nove casos positivos da doença, transmitida por morcegos, na Região Metropolitana de Salvador

Redação iBahia • 23/03/2023 às 9:16 • Atualizada em 23/03/2023 às 10:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Secretaria de Saúde emite alerta epidemiológico contra raiva
Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) emitiu um alerta epidemiológico para a necessidade de intensificação da vigilância contra a raiva, doença transmitida por morcegos, em todo o estado. Segundo informações da entidade, a medida foi tomada de forma preventiva porque o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) diagnosticou nove morcegos não hematófagos positivos.

Os casos foram relatados entre 1° de janeiro e 16 de março, nas cidades de Dias D'Ávila, Camaçari e Catu. Aqui na Bahia, a última morte por raiva humana após mordida de morcego aconteceu na zona rural de Paramirim, na região sudoeste, em 2017.

A vítima foi um homem, de 46 anos, que ficou doente quando ordenhava uma vaca e, acidentalmente, pisou no animal, que mordeu o pé dele. Antes disso, apenas um caso tinha sido registrado, em 2004.

A Secretaria de Saúde de Salvador (SMS) informou ainda que a vacina contra a raiva está disponível nos postos, mas apenas para as pessoas que foram mordidas por animais. Não é uma vacina que possa ser tomada a qualquer momento da vida.

Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Vânia Rebouças destaca que não há motivo para alarde, uma vez que o comunicado encaminhado aos municípios atua como estratégia preventiva.

“O que as pessoas precisam entender é que não existe motivo algum para alarde. Não temos nenhum caso suspeito de raiva humana e os morcegos encontrados são do tipo não hematófagos, ou seja, que não se alimentam de sangue. O mais importante, nesse momento, é manter a atenção e possível distanciamento de animais silvestres e atualizar a vacinação antirrábica de animais domésticos. Para barrar essa cadeia de transmissão, precisamos evitar o contato com animais potencialmente contaminados”, explica.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda ainda que os municípios reforcem as orientações de prevenção e realizem o monitoramento das áreas citadas.

Orientações

Os morcegos são animais de extrema importância para a natureza, porque são considerados os maiores reflorestadores naturais do planeta, além de predadores de um vasto número de pragas agrícolas e vetores de doenças. Se eles estiverem voando livremente no período noturno, não são considerados animais perigosos para os humanos.

Em casos de acidentes com animais domésticos, silvestres e principalmente morcegos, a Vigilância em Zoonoses orienta que a população procure uma unidade de saúde o mais breve possível para avaliação da profilaxia de raiva adequada para o caso.

Além disso, ao se deparar com um morcego morto, caído ou encontrado em horário e local não habitual, como pousado em local claro durante o dia, a pessoa deve:

  • entrar em contato com a unidade de zoonoses para que seja feito o recolhimento do animal pelo telefone 0800 284 0011;
  • evitar contato físico com o morcego para minimizar o risco de acidente; isolando-o com panos, caixas de papel ou balde, ou mantê-lo em ambiente fechado para aguardar a captura por pessoas capacitadas.
  • informar à diretoria de vigilância em zoonoses se cães ou gatos da residência ou do local de trabalho tiverem contato com morcegos;
  • manter cães e gatos (maiores de três meses) com a vacinação antirrábica em dia (uma vez ao ano).

Veja também:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia