SEI registra leve alta na expectativa para setores produtivos na Bahia


Foto: Reprodução

Um leve aumento na expectativa no setor produtivo da Bahia foi registrado pelo Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que mede as esperanças do empresariado baiano em quatro setores industriais: Agropecuária, Comércio, Indústria e Serviços. O valor é calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e registrou o valor de –71, um aumento de sete pontos positivos do ICEB, que era de –78 no mês passado. 

Esse é o segundo melhor resultado do ano, perdendo apenas para o mês de abril, que registrou um ICEB de –67 pontos. O aumento no índice pode indicar uma reação continuada e nutre esperanças para o setor produtivo no estado. Em comparação com julho de 2021, observa-se que houve uma expansão de 30 pontos no índice. 

Entretanto, a leve alta não foi suficiente. O resultado abaixo de zero revela que a Bahia ainda não superou a zona de Pessimismo Moderado, na qual o empresariado baiano permanece pela 15ª vez consecutiva. A Agropecuária e o Comércio foram duas atividades que não acompanharam a alta na expectativa dos setores industriais. 

A pesquisa realizada pela SEI também analisou os indicadores de confiança em melhor ou pior situação. Os itens créditojuros e câmbio são os indicadores em pior situação, enquanto que as variáveis PIB nacionalvendas e inflação são as com as melhores expectativas do empresariado baiano. 

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Veja também: