Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
"Drogas K"

Sesab alerta para riscos da nova droga K9, que causa 'efeito zumbi'

Entorpecente tem se popularizado no estado de São Paulo e já foi apreendido em ações policiais na Bahia

Redação iBahia • 30/05/2023 às 18:09 • Atualizada em 30/05/2023 às 19:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Sesab alerta para riscos da nova droga K9, que causa 'efeito zumbi'
Foto: Reprodução/GOV-BA

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox), órgão da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), emitiu um alerta para a população diante da recorrência de casos de intoxicação com as "drogas K", entorpecente sintético que tem se popularizado em São Paulo.

Segundo o órgão, as Polícias Civil e Militar já realizaram, ainda esta semana, três apreensões destes canabinóides sintéticos no estado. As drogas são popularmente chamadas de “drogas K” “K2”, “K4”, “K9”, “selva” “cloud 9”, “spice” ou ainda, de maneira equivocada, como "maconha sintética" .

Leia mais:

O órgão emitiu o alerta nesta terça-feira (30) e listou uma série de efeitos tóxicos das substâncias. Entre eles estão: taquicardia, hipertensão, miofasciculações, dificuldade em movimentos finos e coordenação motora, insuficiência renal aguda e agressividade. Confira abaixo um quadro com todos os efeitos neurológicos, cardiovasculares, metabólicos, gastrointestinais e psicoativos causados pelas drogas:


				
					Sesab alerta para riscos da nova droga K9, que causa 'efeito zumbi'
Foto: Reprodução/ CIATox

“O diagnóstico clínico de intoxicação aguda por canabinóides sintéticos geralmente é realizado com base na história do uso da droga relatada pelo paciente e nos achados físicos compatíveis. Até o momento, estas drogas não são detectáveis nos exames toxicológicos de rotina”, orientou o centro, em nota.

para tratar variam de acordo com os casos de intoxicação, que podem ser leves e moderados, com sinais de agitação, convulsões e dor torácica aguda. A orientação do CIATox-BA é de que todo os casos suspeitos ou confirmados de intoxicação sejam notificados. Para isso, o centro disponibiliza, diariamente e em tempo integral, um telefone para orientação: 0800 284 4343.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia