icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Sisutec abre mais de 10 mil vagas na Bahia; veja as oportunidades

As inscrições são gratuitas e começam segunda-feira (17) e seguem até a sexta (21)

foto autor

14/03/2014 às 9:49 • Atualizada em 27/08/2022 às 10:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O office boy José Inácio da Silva Neto, de 19 anos, mora em Riachão do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador, e já tentou uma vaga no ensino superior este ano pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Na próxima semana, vai fazer mais uma tentativa: uma vaga no curso de Técnico em Informática, pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), dentro do Pronatec, programa de capacitação de jovens do governo federal.
As inscrições começam segunda-feira (17) e seguem até a sexta (21). Elas são gratuitas e feitas pelo site www.sisutec.mec.gov.br. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas nessa etapa 291.338 vagas em todo o país, em 937 instituições de ensino públicas e privadas, além dos sistemas Senai e Senac.

Clique na foto para ampliar

Para José Inácio, uma das vantagens do curso tecnológico é a rapidez em conseguir emprego. “Decidi (tentar o Sisutec) porque levarei menos tempo estudando e, assim, começarei um trabalho com mais facilidade”, presume o jovem.
Para conseguir tal feito terá 4.760 chances, que é o número de vagas disponíveis na capital. Em toda a Bahia, são 10.543 vagas, em 26 cursos de 16 instituições, 37,9% a mais do que no ano passado, quando o estado dispôs de 7.760 vagas.
VAGAS Além de Salvador, com seus mais de 4,7 mil postos, o Sisutec também oferece vagas em Barreiras (120), Camaçari (360), Feira de Santana (1.080), Ilhéus (40), Itabuna (960), Jequié (160), Lauro de Freitas (2.088), Luis Eduardo Magalhães (80), Paripiranga (100), Teixeira de Freitas (810) e Vitória da Conquista (145). (Veja quadro de oportunidades na página ao lado).
As vagas são, prioritariamente, para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2013. Para concorrer, é preciso ter tirado nota superior a zero na redação.
Além disso, o MEC destina 85% das vagas para quem cursou todo o ensino médio em escolas públicas ou, ainda, para quem estudou em escolas particulares, mas com bolsa integral. Nas instituições federais, 50% das vagas são destinadas àqueles cuja renda familiar não ultrapasse 1,5 salário mínimo por pessoa.
Segundo o calendário do MEC, o resultado da primeira chamada sai já em 25 de março. O selecionado terá de 26 a 28 para procurar a instituição de ensino em que foi aprovado e fazer a matrícula. Já o resultado da segunda chamada está previsto para 1º de abril, com matrículas entre 2 e 4 de abril. As aulas começam entre 14 de abril e 12 de maio.
Há ainda a possibilidade de disputar vagas remanescentes. Nesse caso, as inscrições online poderão ser feitas entre 7 e 13 de abril. Na fase de inscrição, a única exigência é que o candidato tenha concluído o ensino médio, mesmo sem ter feito o Enem em 2013. O cadastro será feito com o CPF. Em seguida, o candidato deve confirmar a matrícula na data definida na inscrição.
OPÇÕES Quem fez Enem em 2013 pode escolher duas opções de curso, definindo ordem e importância. Para isso, deve informar local de oferta, curso e turno para cada uma das opções de vaga, além da modalidade de concorrência.
Apesar das opções de vaga, não é possível se inscrever em mais de uma modalidade de concorrência. Ou seja, aquele que se inscrever para as vagas destinadas apenas a egressos de escolas públicas estão impossibilitados de disputar a vaga também enquanto autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, por exemplo. É possível optar pela disputa fora do sistema de cotas.
EMPREGABILIDADE Segundo o professor Alex Cardoso, do Ifba, os cursos com maior chance de contratação imediata são das áres de mecânica e elétrica. “Sempre está precisando de profissionais”.
Ele conta que o curso de Eletromecânica costuma ser muito disputado por possibilitar ao profissional atuar nas duas áreas, mas há outras áreas cujas demandas vêm crescendo, como a formação para soldadores e técnicos em refrigeração. O salário inicial para um técnico em eletromecânica é de R$ 1.200. Matéria original do Correio Sisutec abre mais de 10 mil vagas na Bahia; confira as oportunidades

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia