Nesta quinta-feira (8), é celebrado o dia da padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. A Basílica, localizada na rua da Conceição da Praia, no Comércio, inicia as homenagens com missas celebradas às 5h, 6h e 7h. Às 9h, será realizada uma missa solene presidida por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Em seguida, os devotos saem em procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia pelas ruas do Comércio. Os devotos participam de missas às 11h, 12h30, 14h e 16h. Às 18h, uma missa encerra os festejos.
Confira o que abre e fecha neste feriado de 08 de dezembro Neste ano, também é comemorado os 40 anos de sua proclamação como padroeira do estado. De 29 de novembro até 2 de dezembro, a basílica que leva o nome da santa realizou o novenário em louvor à padroeira, preparando os fiéis para o ponto alto da celebração, no dia 8 de dezembro. O tema dos festejos deste ano é "Nossa Senhora da Conceição da Praia, excelsa padroeira oficial e única do Estado da Bahia".
A devoçãoDesde 1550, os devotos festejam em homenagem à santa, que também é padroeira de Portugal, sendo considerada a festa religiosa mais antiga do Brasil. A procissão em louvor à santa já era realizada em Salvador em 1707 e os fiéis iam até o Terreiro de Jesus, mas somente a partir de 1930 ficou restrita ao bairro do Comércio. Em 1971, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi decretada a padroeira da Bahia pelo Papa Paulo VI, atendendo à pedidos dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste III. A primeira igreja em nome de Nossa Senhora da Conceição da Praia foi erguida em 1549 em Salvador pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Depois de três construções, a igreja atual é criada em 1623. Neste ano, o templo foi elevado à Matriz da Nova Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia decide reedificá-lo, em 1736. Já em 1946, a igreja foi titulada Basílica Menor, em reconhecimento à sua importância.
Leia tambémMapa das Festas Populares: o iBahia mostra onde aproveitar os tradicionais festejos em Salvador