Novidade

Unidos da Tijuca homenageia Baía de Todos-os-Santos em samba-enredo do carnaval de 2023

Maior baía de águas tropicais do mundo, a de Todos os Santos abriga 56 ilhas e praias e banha 18 municípios, incluindo Salvador e cidades do Recôncavo Baiano

Redação iBahia
15/07/2022 às 7h44

2 min de leitura
Foto: GOV BA

A escola de samba do Rio de Janeiro Unidos da Tijuca anunciou na quinta-feira (14) que o samba-enredo do carnaval de 2023 homenageará a Baía de Todos-os-Santos.

“Vocês queria enredo? Vamos de Bahia em 2023! A Baía de Todos-os-Santos com sua imensidão azul e toda a história que por aquelas águas navegam, será o tema do enredo que vamos levar para a Avenida no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro de 2023. Apresentaremos ao mundo a história, cultura, beleza e os encantos destas águas”, anunciou a escola nas redes sociais.

O título do enredo, logo e sinopse serão divulgados no dia 1º de agosto, de acordo com a Unidos da Tijuca.

Maior baía de águas tropicais do mundo, a de Todos os Santos abriga 56 ilhas e praias e banha 18 municípios, incluindo Salvador e cidades do Recôncavo Baiano.

Homenagem com polêmica
A escola de samba Unidos de Padre Miguel havia anunciado que o enredo de 2023 seria em homenagem a Irmandade da Boa Morte, considerado o primeiro grupo de mulheres negras do Brasil.

No entanto, isso não irá acontecer uma vez que a Irmandade afirmou que não autorizou a escola a fazer um o enredo sobre a confraria religiosa.

O primeiro motivo apresentado para a negativa é que elas não foram consultadas pela entidade carnavalesca, o que é considerado desrespeito e apropriação com as irmãs que preservam tradições negras afro-católicas seculares, são mais de 200 anos de história.

Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias