Constantemente nos deparamos com candidatos ansiosos e inseguros quando se deparam com atividades de dinâmica de grupo nos processos seletivos. Para vencer essa barreira, é preciso desmistificar um pouco essa atividade, explicando o porque ela é tão usada nas seleções e dando algumas dicas de como se comportar para que você possa potencializar seu resultado. É disso que falaremos hoje. A dinâmica de grupo nada mais é que uma atividade, realizada em grupo, que visa estimular o candidato a colocar em prática ações e condutas semelhantes às que adotaria no seu cotidiano no trabalho e busca avaliar seus comportamentos e características. As atividades podem focar a apresentação do candidato, tratar de situações problema similares ao que o candidato encontraria em sua atividade ou estimular discussões e tomadas de decisão proporcionando ao selecionador oportunidade de analisar aspectos inerentes à vaga como capacidade de liderança, gestão de conflitos, relacionamento interpessoal, proatividade, fluência verbal, entre outras características.
Com relação à conduta adequada dos candidatos, a dica inicial e mais importante é agir com naturalidade. Ser você mesmo é o primeiro passo para um bom resultado no processo seletivo como um todo. Falar a verdade e manter postura natural transmitem segurança ao candidato e normalmente permitem que este estabeleça uma relação tranquila com o grupo, o selecionador e com a atividade proposta. Afinal de contas você não sabe o que a empresa está considerando como diferencial. Outra dica fundamental é não esquecer que você está em grupo, por isso não seja afoito e não atropele os outros participantes. Seja gentil, coloque-se de maneira pertinente e a seu tempo. A dica número três é ficar atento às instruções dadas. Não entender a atividade que foi proposta com certeza impactará em seu resultado, por isso se tiver dúvidas pergunte ao facilitador antes do início da atividade. Aspectos como postura e vestimenta adequada também contam nesta etapa de seleção. Fique atento aos requisitos da vaga e características da empresa contratante para evitar destoar do grupo nesses aspectos. Questões como falar muito ou pouco, primeiro ou por último infelizmente não seguem um padrão e serão avaliadas pelo selecionador a depender do perfil da vaga, mas certamente os candidatos que entram no jogo e não se escondem atrás do grupo terão maior chance de sucesso. Outro ponto muito relevante é a pontualidade. A dinâmica, por ser em grupo, não pode ajustar-se a atrasos dos candidatos. Muitas vezes um atraso nesta etapa elimina o candidato do processo seletivo tendo em vista que não há possibilidade de remarcação, como pode ocorrer na entrevista individual.
Em sétimo lugar, mas não menos importante, recomendo que o candidato não se preocupe com o fato de ser observado e/ou avaliado. A dica principal é foco no grupo e na atividade. Às vezes interpretações equivocadas de expressões faciais ou comentários do facilitador e dos observadores da dinâmica podem comprometer seriamente o seu desempenho. Aprofundar seu conhecimento sobre a empresa e sobre a vaga poderão ser um diferencial no desenvolvimento da atividade, tendo em vista que situações cotidianas podem ser propostas como atividade problema. Entender a dinâmica e particularidades do negócio podem garantir argumentos e posicionamentos diferenciados. Por fim, é importante que os candidatos que vão passar por um processo de dinâmica de grupo façam análise de si mesmo, um processo de reflexão e autoconhecimento. Entender seus pontos fortes e fracos pode ajudá-lo a explorar e demonstrar suas potencialidades em detrimento dos seus pontos a desenvolver.
"Aprofundar seu conhecimento sobre a empresa e sobre a vaga poderão ser um diferencial no desenvolvimento da atividade" |
Profa. Cecilia Spinola |
---|
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade