Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Homenagem

Velejador Aleixo Belov receberá título de cidadão baiano

Proposta de concessão do título ao ucraniano foi do deputado estadual Antonio Henrique Jr e aprovada pela Mesa Diretora da ALBA

Redação iBahia • 24/03/2023 às 11:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Velejador Aleixo Belov receberá título de cidadão baiano
Foto: Divulgação

O velejador ucraniano Aleixo Belov receberá título de cidadão baiano no dia 30 de março. Proposta de concessão foi do deputado estadual Antonio Henrique Jr e aprovada pela Mesa Diretora da ALBA. Segundo informações da assessoria de imprensa do homenageado, a cerimônia acontecerá em sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 15h.

O também engenheiro e navegador, Alexey Dimitrievitch, completou 80 anos e já tinha sido naturalizado brasileiro. Ele já deu cinco voltas ao mundo, sendo três delas sozinho. A viagem mais recente foi realizado pelo comandante e sua equipe foi pelo trecho congelado da Passagem Noroeste, considerado um dos mais difíceis da navegação mundial.

A tripulação foi a primeira, com a bandeira brasileira, a completar o desafio, que teve início em fevereiro de 2022, sendo encerrada em novembro do mesmo ano, depois de percorrer 20.000 milhas náuticas.

Veja também:

TÍTULO BAIANO

A proposta de concessão do deputado Antonio Henrique Jr. (PP), foi apresentada em 2020 e aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia. De acordo com o político, a iniciativa de dar o título a Belov se deu “pelo empreendedorismo, consciência social, dedicação e amor à Bahia e ao seu mar”.

Antonio Henrique retrata o Aleixo Belov, também, como ‘amante do mar’, já que o ex-professor de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia foi o primeiro velejador brasileiro a completar uma volta ao mundo, solitário, em um barco à vela.

O progressista também registrou a obra de Belov, como os livros “A Volta ao Mundo em Solitário” e “Alaska – muito além da linha do horizonte”.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia