Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > bienal do livro
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
'Tudo sobre o Amor'

Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi

Ao lado do mediador Franklin Carvalho, Carla Akotirene falou também sobre racismo e casos de feminicídio durante painel da Bienal do Livro

Mayra Lopes • 28/04/2024 às 18:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Carla Akotirene integrou a programação da Bienal do Livro Bahia 2024 na tarde deste domingo (28). ao lado do mediador Franklin Carvalho, ela abordou temas como racismo, encarceramento, feminicídio e, principalmente, sobre as relações amorosas. A pesquisadora também abordou os gatilhos privados despertados a partir do conflito entre Mani Reggo e Davi Brito, campeão do 'BBB 24'.

Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi Vídeo: Victoria Dowling/iBahia

"É óbvio que eu sou uma mulher marcada. É óbvio que quando eu vi aquela postagem eu lembrei de todos os estelionatários afetivos que eu tive na minha vida...Então esse é um assunto muito caro pra mim", disse Carla citando ainda que o afastamento ancestral provoca uma vulnerabilidade psicológica nas pessoas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

As redes sociais também foram destaque. A pesquisadora trouxe casos como o de Érika Souza, sobrinha do Tio Paulo, e Beatriz para falar dos comportamentos e de como o racismo estrutural está instalado. Ela ainda questionou se alguém da plateia já tinha visto alguma audiência de custódia de racismo.

"O cancelamento é a prova de que a gente está muito mais perto dos valores brancocêntrico do que dos valores africanos."


				
					Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi
Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi. Foto: Victoria Dowling / iBahia

Amor no livro 'Bell Hooks'

Durante o painel, que tinha como foco 'o amor como forma política desdobrada no livro de Bell Hooks, Carla foi didática e trouxe experiências pessoais no trabalho como assistente social em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Bahia para evidenciar a importância do respeito e da potência das falas pretas como agente transformador.

"Hoje não dá para a gente desconsiderar que o feminismo negro é um projeto intelectual e revolucionário. Todas as discussões sobre masculinidade, dentro de autoria de mulheres negras, vem de Bell Hooks discutindo a nossa necessidade de denúncia em relação às brancas", pontuou ela.

Carla aproveitou falou ainda do livro dela chamado "É fragrante fojado dôtor vossa excelência", que traz uma crítica feminista e decolonial dos procedimentos jurídicos expondo a institucionalização do racismo e a perseguição punitivista da população negra.


				
					Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi
Na Bienal, Carla Akotirene aborda gatilhos da relação de Mani com Davi. Foto: Victoria Dowling / iBahia

Ingressos para a Bienal do Livro 2024

Os ingressos para a Bienal do Livro Bahia 2024 já podem ser adquiridos, antecipadamente, por meio do site oficial do evento. A entrada inteira custa R$ 30,00, enquanto a meia entrada tem o valor de R$ 15,00. Durante os dias do evento, de 26 de abril e 1° de maio, é possível comprar os tickets na bilheteria física no próprio Centro de Convenções Salvador.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BIENAL DO LIVRO :

Ver mais em Bienal do Livro