'Bora Ali?'

Veja guia de lugares mais buscados pela 'comida baiana'

iBahia listou 12 restaurantes com o melhor da comida baiana em Salvador

Redação iBahia
29/03/2022 às 6h30

7 min de leitura

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Tem dias que a gente tem fome de dendê. E quando bate aquele cheiro de acarajé fritando então, não tem quem aguente, até porque ‘a carne é fraca’ perto das iguarias, que são preparadas com esse azeite.

A lista é grande, viu?! Caruru, Vatapá, Moquecas até hambúrgueres, sabia?! Pois é! E pensando – ou melhor, saboreando sobre o tema- , o iBahia fez uma lista de espaços especialistas em pratos de comida baiana pra você não perder seu tempo e ir logo – como falamos em Salvador- matar quem está te matando. E aí? ‘Bora Ali’?

O Dona Mariquita tem uma culinária afro-baiana tradicional e é comandada pela chefe Leila Carreiro. Além disso, o restaurante é referência quando o assunto é cozinha patrimonial e para comemorar os 473 anos de Salvador, eles irão promover a Festa do Vatapá, nos dias 29 e 30 de março. Na prática, serão servidos 5 variações do prato em uma tábua de degustação!  Já deu água na boca só de imaginar! Para além do Vatapá, a cozinha serve o que de melhor e tradicional tem na culinária baiana, vale muito a pena conhecer! 

Onde? Rua do Meio, 176, no Rio Vermelho
Horário de Funcionamento? Segundas e terças, das 12h às 17h, e de quarta a sábado, das 12h às 23h

Salvador é uma cidade com fortes raízes no continente africano, não é a toa que é a cidade mais negra do mundo fora da África. Em nossa herança ancestral algo muito forte é a culinária. E quando o assunto é este a dica é o Zanzibar. O restaurante é referência em comida africana, mas sem perder a baianidade no tempero. Além da decoração impecável e ambiente agradável, o Zanzibar ainda oferece uma vista maravilhosa para a Baía de Todos os Santos do Santo Antônio Além do Carmo. E aÍ, bora? 

Onde? R. Direita de Santo Antônio, 60-B – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Horário de Funcionamento?
Quarta-feira 12:00 às 18h
Quinta-feira, Sexta-feira e sábado: 12:00 às 22h
Domingo 12:00 às 20h 
Contatos? (71) 98170-5187 

O restaurante Iemanjá é um dos mais tradicionais de Salvador. Foi em 1974, que espaço abriu as portas pela primeira vez e até hoje mantém um cardápio variado quando se fala em azeite de dendê. Tem de tudo! 

Onde?  Av. Octávio Mangabeira, 4661 – Armação, Salvador
Horário de Funcionamento? Todos os dias das 11h30 às 22h00

Um dos pontos mais famosos de Salvador, inclusive fora do Brasil, é a comunidade do Solar do Unhão. Além de ter sido palco para gravações de clipes famosos, é no Solar onde se encontra o Re-restaurante Dona Suzana, espaço que já foi assunto inclusive na série Street Food: América Latina da Netflix. Além de encantar a todos com seu carinho e receptividade, Dona Suzana deixa qualquer cliente apaixonado pelo seu tempero e guloseimas. Sua grande especialidade são os frutos do mar, pescados no mar do Solar.  Ótima opção para quem está buscando por comidas saborosas em um lugar inesquecível! 

Onde?  Rua da Conceição da Praia, 1294-1490 – Comércio, Salvador
Horário de Funcionamento? Seg a Dom – 11h às 18h 
Contatos? (71) 3328-2056

Buscando por um restaurante premiado na cozinha regional? A dica é ir à Casa de Tereza! Comandado pela chef Tereza Paim, o ‘Tereza’ é um clássico local para experimentar o que de melhor a culinária baiana tem a oferecer! Com uma bela decoração, a Casa de Tereza oferece desde a entrada até a sobremesa, muita qualidade e sabor! 

Onde?  Rua Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador
Horário de Funcionamento? 
De segunda a quarta das 12 às 23h
De quinta a sábado das 12h à 00h
Domingos das 12h às 22h

Salvador tem locais especiais e únicos que para além do cardápio, são a própria atração. Exemplo disso é o Bar da Mônica, ótima opção para quem busca curtir o dia inteiro a beira mar. Com muita comida baiana no cardápio, ótimas opções de drinks e cerveja gelada, uma ida ao Bar da Mônica é um passeio inesquecível para toda a família e amigos!

Onde?  R. Barbosa Leal, N°31 – Gamboa de Baixo, Salvador
Horário de Funcionamento? 
Segunda a quarta das 9h às 18h
De quinta a domingo das 9h às 18h 

Diretamente da Ladeira da Preguiça, com um ambiente aconchegante e vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, o Mirante Tropical é uma opção perfeita para degustar as delícias que só Salvador oferece! Com cardápio personalizado assinado pela chef Crislene Oliveira, o Mirante é um atrativo para toda a família! 

Onde?  R. Visc. de Mauá, 11 e – Dois de Julho, Salvador  
Horário de Funcionamento? De sexta a domingo das 14h às 21h 

O KI-Mukeka vem desde 1980 reverberando a culinária baiana em pratos deliciosos! Pratos como Moquecas, Caldos, Casquinhas de Siri, Acarajé, Vatapá, Cocadas e tudo que a Bahia oferece de melhor você encontra no Ki-Mukeka ! 

Onde? 
-Av. Octávio Mangabeira, 136 Jardim – Armação, Salvador
-Rua do Vento Sul QD 3, lote 5 – Itapuã, Salvador
-Av. Octávio Mangabeira, 345 – Pituba, Salvador
Horário de Funcionamento? 
Armação: Todos os dias de 11:30 às 22h
Pituba: Todos os dias de 11h30 às 17h
Itapuã: Todos os dias de 11h30 às 17h 

O restaurante Di Janela é um dos restaurantes tradicionais do Centro Histórico de Salvador. Localizado no bairro da Saúde, o restaurante da chef Nara Amaral já caiu nas graças dos baianos e turistas. Lá todo dia é dia de comida baiana! Além das iguarias com muito tempero e dendê, eles servem ótimos drinks diferenciados e muitos frutos do mar! Só bora, né?

Onde?  Rua da Glória, 9 – Saúde – Salvador
Horário de Funcionamento? 
Qua a Sex 11h às 17h
Sáb e Dom 11h as 18h
Contatos? (71) 99406- 7363 / 99237-7717

Bateu aquela fome de dendê mas, não quer sair de casa? O Dom Lambão resolve esse desejo para você! Ótima opção para quem quer se deliciar com uma boa comida baiana, eles entregam em qualquer bairro de Salvador, na Linha verde e em toda Região Metropolitana! 

Onde?  Delivery – linktr.ee/domlambao 
Horário de Funcionamento? Sábado e domingo 11h às 17h 

Para quem adora um bom camarão no dendê, do jeito que o baiano gosta, a dica é: corre pro Bar da Neinha do Camarão! Restaurante tradicional de Plataforma, especializado em Frutos do Mar, além dos pratos principais o lugar oferece ótimas opções de drinks! É de dar água na boca! 

Onde? Rua Baptista Machado, 45 – Plataforma 
Horário de Funcionamento?
 De terça a sábado das 9h30 às 22h
Aos Domingos das 9:30 as 17:30

Para quem busca degustar delícias da culinária baiana, como caldos, petiscos e moquecas precisa conhecer o Cantinho da Jô! O segredo de Dona Jô está em um só ingrediente especial: o amor! Desse jeito, não dá pra não gostar, né? 

Onde? Vila Brandão – Graça, Salvador
Horário de Funcionamento? Terça a sábado: das 11h30 às 20h / Domingos e Segundas das 11h30 às19h

Leia mais sobre ‘Bora Ali’ no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias