A Anvisa suspendeu a comercialização do lote 38736, com validade de dezembro de 2017, do medicamento Atenolol comprimido de 25mg. O medicamento genérico era fabricado pela empresa Vitamedic Indústria Farmacêutica Ltda e o lote, agora, se encontra suspenso. De acordo com laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias/FUNED, o lote do medicamento para hipertensão arterial 38736 apresentou resultado insatisfatório no ensaio de dissolução, ou seja, os valores de dissolução abaixo da especificação sanitária. Assim, determinou-se que a empresa Vitapan promovesse o recolhimento do estoque existente no mercado, relativo ao lote do genérico.
Outra medida da Anvisa também publicada no Diário Oficial da União (DOU) foi a suspensão do lote M22926 do medicamento Clorexidina, da empresa Vic Pharma Indústria e Comércio Ltda. O lote de Gliconato de Clorexidina, anti-séptico químico, com ação antifúngica e bactericida, em questão foi, portanto, suspenso tanto na distribuição, comercialização quanto no uso.
Laudos de análises emitidos pelo Instituto Adolfo Lutz mostraram resultados insatisfatórios relacionados à contagem de bactérias. Deste modo, o que motivou a suspensão do lote de Clorexidina, solução tópica 1%, foi o limite não obedecido de bactérias aeróbias mesófilas. A resolução RE 917/17 que suspende o lote M22926 do medicamento determina, também, que a empresa recolha as unidades relativas ao produto em questão.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
Redação iBahia
AUTOR
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade