Por considerar ser excessivamente apelativa à sensualidade, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) solicitou que a Itaipava retirasse dois cartazes publicitários de circulação. Segundo o site UOL, a recomendação foi feita na quinta-feira (11).Uma das propagandas traz uma modelo segurando uma lata de cerveja logo abaixo do número "350 ml". Na outra mão, ela apresenta outra cerveja, com a mensagem "300 ml" acima da imagem e, em baixo dos seios da modelo, está quantificado "600 ml". Em letras maiores e mais centrais, a propaganda deixa a mensagem: "Faça sua escolha".
Num outro cartaz analisado pelo Conar, a modelo apresenta a garrafa ao lado de uma mensagem que diz "20% casa. 30% comida. 50% roupa lavada".
De acordo com informações da assessoria de imprensa do Conar, nunca aconteceu de uma recomendação ser descumprida em mais de 8.000 processos julgados pelo conselho.
A assessoria de imprensa do Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, alegou ainda não ter sido informada da decisão do Conar e que, por isso, não faria comentários a respeito do caso. Ainda é possível que o grupo apresente recurso.Outros casosNão é a primeira vez que marcas de cerveja se envolvem em polêmicas graças às suas propagandas. Em fevereiro, na época do Carnaval, um outdoor da Skol dizia: "Esqueci o 'não' em casa". Segundo ativistas do movimento feminista, a mensagem apoiava a cultura de estupro e contrariava a premissa defendida pelo feminismo de que, quando uma mulher diz não, ela realmente quer dizer não.
A publicitária e ilustradora Pri Ferrari e a jornalista Mila Alves fizeram uma intervenção, modificando a frase com fita isolante. "Esqueci o 'não' em casa. E trouxe o nunca", adicionaram. Na época, devido à repercussão negativa, a marca retirou a campanha do ar.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade