Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Paraná

Deputado acusa PF de racismo após ser retirado de voo; veja vídeo

Parlamentar gravou inspeção policial antes da decolagem de avião e questionou ação

Redação iBahia • 11/05/2023 às 12:25 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Deputado acusa PF de racismo após ser retirado de voo; veja vídeo
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

O deputado Renato Freitas (PT-PR) publicou um vídeo nas redes sociais sendo abordado pela Polícia Federal antes de uma viagem de avião. Ele acusa a PF de racismo.

Em um vídeo publicado nas redes sociais pelo deputado, feito no dia 3 de maio, ele mostra o momento é que é solicitado que saia da aeronave, para que seja inspecionado, assim como sua bagagem.

Leia mais:

Ele mostra toda a situação. Como justifica, um dos policiais afirma que ele foi escolhido de forma aleatória para ser inspecionado. Freitas se submete ao procedimento, mas, ao final da inspeção retorna para a aeronave.

"Bando de racistas, ignorantes. Tudo certo? Sim, tirando o fato de ser humilhado. Todo mundo passa por isso? Quantas pessoas desse voo saíram no meio do voo escoltados pela Polícia Federal para ser revistado?", diz Freitas durante o vídeo.

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

O deputado estava viajando para Londrina, quando foi abordado no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná.

De acordo com o g1, a PF diz que apura o caso e que Freitas se recusou a passar pelo procedimento no aeroporto. A equipe do parlamentar, no entanto, nega a versão e diz que ele não se recusou a fazer a inspeção.

"O deixou falando sozinho quando disse que chamaria a PF. Passados alguns minutos e ninguém apareceu, o deputado se dirigiu ao avião de forma natural e tranquila, uma vez que não havia nada de ilícito com ele e quem acabou se recusando em fazer a revista foi a segurança do aeroporto", diz a nota.

O que diz a PF e a Anac

Em nota, a Polícia Federal informou que foi acionada para auxiliar um agente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na inspeção de um passageiro que teria se recusado a passar pelo procedimento no aeroporto e seguiu direto para à aeronave.

A equipe de inspeção do aeroporto acionou a PF para que ela a acompanhasse até o avião e realizasse a inspeção.

Ao g1, a PF também declarou que os procedimentos foram realizados segundo a Anac e, caso tenha ocorrido abusos ou falhas na condução, o procedimento será apurado.

Quem é Renato Freitas

Renato Freitas é deputado estadual e foi eleito em 2022 com 57.880 votos. Antes, ele foi vereador em Curitiba.

Em fevereiro de 2022, quando ainda era vereador, ele foi acusado de invadir a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, durante protestos do congolês Moïse Kabagambe e de Durval Teófilo Filho.

Por causa disso, em junho do mesmo an perdeu o mandato após um projeto de resolução aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), dizendo que eria um "procedimento incompatível com o decoro parlamentar".

Depois, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) suspendeu a sessão da CMC que cassou o mandato de vereador. Em agosto de 2022, no entanto, perdeu novamente o mandato pela câmara.

A defesa de Freitas levou o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, em 23 de setembro de 2022, o ministro Luís Roberto Barroso determinou o restabelecimento do mandato do vereador.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil