Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Casal transforma casa em escola de música gratuita para crianças

Além do casal, outros quatro professores de música da Universidade Federal de Mato Grosso são voluntários no projeto

• 15/07/2015 às 19:25 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:14 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um casal transformou a própria casa em uma escola para receber 180 crianças e adolescentes carentes para aulas de música gratuita, em Santo Antônio do Leverger, a 35 km de Cuiabá. Segundo informações do G1 MT, eles, que não têm filhos e são professores de música, criaram um projeto em 2002, para tirar as crianças das ruas e colocaram o nome como ‘Associação Arte Cidadã’. Os instrumentos usados na escola foram comprados com dinheiro arrecadado através de rifas, bingos, festas, entre outros, para ter condições de receber os alunos.
Além do casal, outros quatro professores de música da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) são voluntários no projeto. Em um dia da semana, todos eles estão na associação para dar aulas a diversas crianças que participam do projeto. Na sala da casa, funciona o local de ensaio da turma. “Aqui é a sala da minha casa, ou melhor, era. Agora é onde eu reúno os alunos para ensaiar”, disse o professor de música e fundador do projeto, Jeferson Ribeiro, ao G1 MT.
A violinista e regente, Luana Fonseca, entrou no projeto há seis anos e diz que a vida do casal mudou a sua vida e carreira. “Eu não tinha nenhum plano de carreira para a minha vida antes de eu chegar aqui e, eles tiveram toda a paciência para me colocar em um caminho legal, descente”, afirmou Luana que se tornou professora.
Os instrumentos principais que são ensinados aos alunos a tocarem são violino e clarineta, canto e coral. Os ensaios acontecem em um lugar apertadinho e os cômodos da casa viraram sala de reunião e camarim.
O casal diz que não tem filhos, mas considera todos os alunos como filhos. “Tenho 180 filhos, por enquanto. Coração de mãe, sempre cabe mais um”, relatou Magda Ribeiro, presidente da associação. O coral do projeto para acompanhar os instrumentos é formado por um grupo de terceira idade, além de corais infantis.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil