Brasil

Sobe para 34 o número de mortos na catástrofe de Brumadinho

Segundo Corpo de Bombeiros, há 81 desabrigados e 23 vítimas foram encaminhadas a hospitais

Agência O Globo
- Atualizada em

De acordo com o Corpo de Bombeiros, subiu para 34 o total de corpos resgatados em Brumadinho (MG), após o rompimento de uma barragem da Vale na última sexta-feira. O último balanço oficial, divulgado na manhã deste sábado, apontava onze mortos. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, há 81 desabrigados e 23 vítimas foram encaminhadas a hospitais.

O trabalho de buscas deve se prolongar por semanas. Agora à tarde, voltou a chover forte em Brumadinho, o que atrapalha os esforços de resgate. Inicialmente, havia quatro pontos de buscas onde os bombeiros acreditavam que poderia haver sobreviventes. Em um deles,  um ônibus soterrado,  todos os ocupantes foram encontrados mortos. Ainda não há atualizações sobre o número de vítimas encontradas no veículo. Restam ainda três desses pontos de resgate com possíveis sobreviventes: uma locomotiva, parte de um prédio que desabou e a região de uma comunidade em Parque das Cachoeiras.


Pela manhã, o comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Coronel Edgard Estevo , informou que foram registradas 299 pessoas desaparecidas em Brumadinho . Ainda não houve atualização do total de desaparecidos.

A informação de que uma outra barreira teria se rompido foi relatada por moradores da região hoje pela manhã, mas não foi confirmada pelas autoridades. A Vale informou que monitora a estabilidade da Barragem 6 a cada uma hora e realiza drenagem com o uso de bombas, para reduzir a quantidade de água.

Bolsonaro sobrevoa Brumadinho
O presidente Jair Bolsonaro sobrevoou neste sábado a região de Brumadinho.  O presidente se encontrou em Contagem com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e seguiu para a observação da área atingida pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG). Ao retornar ao Palácio da Alvorada, em Brasília, Bolsonaro disse que “pode aumentar muito o número de mortos” na tragédia. O Palácio do Planalto também informou que a ajuda oferecida pelo governo de Israel na busca por desaparecidos foi aceita.

— Daqui para frente o trabalho é basicamente busca de desaparecidos, infelizmente, pode aumentar muito o número de mortos — disse Bolsonaro, ao conversar rapidamente com a imprensa na chegada ao Alvorada.

Neste sábado, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 5 bilhões da Vale . O objetivo é garantir a adoção de medidas emergenciais em defesa do meio ambiente após os danos causados pelo rompimento da barragem, administrada pela empresa.