Drogas – Onze filmes que trazem à tona a discussão sobre o assunto


“Réquiem para um sonho” conta a história de um casal apaixonado viciado em heroína

Após o lançamento do documentário brasileiro “Quebrando o Tabu“, filmes que trazem à tona a discussão sobre drogas, vício e legalização ganharam destaque. Existem várias produções que falam sobre o assunto, algumas são verdadeiras obras-primas do cinema mundial, outras são do tipo trash. Neste cenário, o iBahia lança lista com 11 longas-metragens que tem a questão das drogas como tema central. Entre os destaques está o polêmico, mas engraçado, “Queimando Tudo”, lançado em 1978, e o frenético “Réquiem para um Sonho”, de 2000. Confira!    

1. Queimando Tudo (1978)
Sinopse: É o primeiro filme da dupla de comediantes Cheech e Chong. Cheech é o tipo latino de adolescente da década de 70. Chong é o desajustado de classe média. O fusca de Chong quebra e Cheech lhe dá uma carona. Fumam um enorme cigarro de maconha e Cheech começa a passar mal. Chong lhe dá uns comprimidos, mas por engano não são aspirinas, são LSD. A partir daí, eles enfrentam muitas confusões.
[youtube k2pXxHW1DHs]
2. Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída (1981)
Sinopse: Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane, uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a “Sound”, uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev, assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.
[youtube g5gHn87cncY]
3. Trainspotting (1996)
Sinopse: Uma jornada selvagem ao obscuro submundo das drogas de Edimburgo. Em foco, Mark Renton e sua tentativa de abandonar o vício da heroína e como isso afeta suas relações com sua família e seus amigos. Um filme que mostra jovens escoceses mergulhando no vício para fugir das banalidades da existência nos dias modernos, mas que logo começam a sentir as conseqüências de suas atitudes. “Trainspotting” acompanha a rotina alucinante desses garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.
[youtube Vty84DbRDB0]
4. A História da Maconha (1999)
Sinopse: Um documentário expressivo sobre a história da maconha nos Estados Unidos do século 20. Do diretor canadense Ron Mann, o filme polêmico, foi aclamado nos países onde pôde ser apresentado. Com uma linguagem moderna, ele conta a história secreta da proibição da maconha, mostrando os interesses políticos e econômicos por trás dela. Foi eleito como o melhor documentário de 2000 pela Academia Canadense de Cinema e TV.
[youtube YhZ-RmEfIOU]
5. Bicho de Sete Cabeças (2000)
Sinopse: Wilson e seu filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto, por usar maconha, é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.
[youtube W36JvTp4xW0]
6. Réquiem para um Sonho (2000)
Sinopse: Harry Goldfarb e Marion Silver formam um casal apaixonado: sonham montar um pequeno negócio e viver felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que, repetidamente, Harry penhore a televisão da sua mãe para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, é viciada em televisão. Cada um vive no seu mundo de obsessões.
[youtube BTdxT5gwXQg]7 – O Barato de Grace (2000)
Sinopse: Grace Trevethan é uma viúva que está em sérios apuros financeiros. Seu marido se suicidou e deixou para ela uma série de dívidas que podem fazer com que ela perca a casa onde sua família vive há mais de 200 anos. Sabendo de suas dificuldades financeiras e também de sua habilidade como jardineira, seu empregado Matthew acaba lhe fazendo uma proposta insólita: que ela cuide em sua estufa de suas mudas de maconha para que eles, juntos, possam revender a plantação a traficantes.
[youtube AEX2mqdi-As]
8. Profissão de Risco (2001)
Sinopse: Em plenos anos 70, o tráfico de drogas cresce e se espalha cada vez mais rumo aos quatro cantos do planeta. Nos Estados Unidos seu elo principal é George Jung, que logo se torna o principal importador de cocaína do Cartel de Medelin, comandado por Pablo Escobar. Durante duas décadas, Jung foi um dos principais alvos do combate às drogas pelo Governo americano e foi o principal contato entre o tráfico americano e os principais cartéis colombianos.
[youtube q8lGHQn_n9Y]
9. Vício Frenético (2009)
Sinopse: No filme Nicolas Cage é um policial, que não obedece as leis.Luta contra Traficantes e ladrões, mais acaba se rendendo as drogas e a corrupção. Com tudo isso acaba envolvendo também sua namorada e terão que escapar dessa armadilha antes que seja tarde demais.
[youtube Nbzvtbw3EZI]
10. Cortina de Fumaça (2010)
Sinopse: O filme coloca em questão a política de drogas vigente no mundo, dando atenção às suas conseqüências político-sociais em países como o Brasil e em particular na cidade do Rio de Janeiro. Através de entrevistas nacionais e internacionais com médicos, pesquisadores, advogados, líderes, policiais e representantes de movimentos civis, o jornalista Rodrigo Mac Niven traz a nova visão do início do século 21 que rompe o silêncio e questiona o discurso proibicionista.
[youtube aqx2P2I6P-M]
11. Quebrando o Tabu (2011)
Sinopse: Há 40 anos, os EUA levaram o mundo a declarar guerra às drogas, numa cruzada por um mundo livre de drogas. Mas, os danos causados pelas drogas nas pessoas e na sociedade só cresceram. Num mosaico costurado por Fernando Henrique Cardoso, Quebrando o Tabu escuta vozes de realidades mais diversas do mundo em busca de soluções, princípios e conclusões. Quebrando Tabu é um convite a discutir um problema perto de todas as famílias.
[youtube Hz0EWwC-hug]

Veja também: