No próximo domingo (6), quase 20 mil estudantes de graduação da Bahia deverão ser avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Para 2011, os ingressantes e os concluintes de 388 cursos responderão, durante 4h, a 30 questões de conhecimentos específicos e 10 de conhecimento geral. O objetivo do Enade, que foi instituído em 2004, é avaliar o rendimento dos estudantes em relação aos conteúdos das respectivas carreiras universitárias. O comparecimento no dia da avaliação é obrigatório para quem deseja receber o diploma. Antes de fazer à prova,
é indispensável que os estudantes respondam às perguntas do Questionário do Estudante, disponível até o dia da prova no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O formulário tem como intuito colher informações socioeconômicas dos alunos. Uma vez cumprida essa etapa o estudante terá acesso ao cartão informativo com o local de provas. Tantos as inscrições quanto a divulgação dos convocados é de responsabilidade da instituição de ensino.
Cursos selecionados Criado em substituição ao antigo Provão, o Exame promove a avaliação dos cursos com a periodicidade máxima de três anos para cada área do conhecimento. Os cursos selecionados para esse ano foram: Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música, tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental. A estimativa do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de 400 mil estudantes façam a prova. O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei n° 10.861.