Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Enem já vai mudar em 2024, diz novo presidente do Inep; veja como será

Ideia do órgão é ter uma prova que avalie não só o conteúdo comum, mas também as áreas específicas

Redação iBahia • 10/02/2023 às 9:53 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Enem já vai mudar em 2024, diz novo presidente do Inep; veja como será
Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar o formato para 2024. Nos próximos meses, de acordo com o novo presidente do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios, a ideia do órgão é ter uma prova que avalie não só o conteúdo comum, mas também as áreas específicas que agoram fazem parte do ensino médio após a reofrça dessa etapa de ensino. As informações são do Estadão.

Em 2022, cerca de 2 milhões de estudantes fizeram o exame, número muito abaixo do que era registrado há alguns anos. O número de inscritos já chegou a 8 milhões. O Enem cresceu em 2009, quando se tornou um grande vestibular, no segundo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia mais:

Desde então, a prova tem 180 questões, divididas em quatro áreas do conhecimento, e mais uma redação. No novo formato, o aluno escolhe a trilha que quer percorrer entre cinco áreas oferecidas (aprofundamento de estudos em Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Formação técnica e profissional). Cada rede estadual ou escola particular, no entanto, pode pensar o currículo e as aulas que são oferecidas dentro dessas grandes áreas.

O presidente do Inep defende que o formato da 2ª etapa do Enem, que levaria em conta as áreas específicas, precisa ser elaborado em conjunto com as secretarias estaduais de Educação, que são responsáveis pelas escolas de ensino médio, e com as universidades.

Além disso, Palácios quer que a prova seja capaz de avaliar o estudante independentemente do curso superior que ele vai escolher, que não precisa necessariamente estar ligado ao itinerário formativo cursado no ensino médio.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil