Entenda problema de saúde do deputado David Miranda que está há seis semanas na UTI; marido retirou candidatura do político


David Miranda
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal David Miranda está internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro desde o dia 07 de agosto, sem expectativa de alta.

Mais de um mês após a internação, o jornalista Glenn Greenwald, marido do político, confirmou a retirada da candidatura de David que estava, até então, candidato à reeleição.

A Justiça Eleitoral homologou a renúncia na quinta-feira, 22 de setembro. Em despacho assinado pelo desembargador Tiago Santos, o TRE-RJ confirmou que o pedido foi feito por Glenn.

De acordo com o tribunal, ele afirmou que o deputado está inconscientes e respirando com ajuda de aparelhos.

“Em sua manifestação, informa que David Michael dos Santos Miranda se encontra hospitalizado desde o dia 7 de agosto de 2022 e que, em momento posterior ao deferimento do pedido de registro, o seu estado de saúde se agravou, o que, inclusive, o impediu de providenciar a abertura das contas bancárias para a campanha eleitoral”, disse o desembargador.

Glenn e David
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Glenn Greenwald se manifestou

Por meio das redes sociais, o jornalista revelou ter sido uma decisão “extremamente difícil” retirar a candidatura do marido, David.

“Entendemos que muitos ficarão desapontados, mas esperamos que possam entender nossos motivos, de precisar priorizar a recuperação de David”, disse em vídeo.

“Disse desde o início da internação que a única pessoa que deveria tomar decisão sobre a candidatura de David é David, mas infelizmente, não é nossa realidade, a decisão caiu sobre mim”, continuou.

Glenn ainda afirmou que seria injusto prosseguir com a candidatura: “Ele não conseguiu fazer campanha em nenhum dia. É injusto manter a candidatura dessa maneira”.

Veja o vídeo:

Estado de saúde

David Miranda foi internado no dia 7 de agosto após sentir fortes dores na região do abdome. O diagnóstico apontou um quadro de infecção gastrointestinal e uma série de complicações tornaram tudo ainda mais delicado.

Um mês após a internação de David, Glenn se pronunciou por meio das redes sociais. “Hoje se completam 4 semanas de internação do David na UTI. Ainda está em estado grave, mas estável. Essa estabilidade é vital — encorajante — porque dá ao corpo o tempo necessário para se recuperar. Estamos mais esperançosos do que nunca em sua recuperação completa”, publicou.

Há dez dias, a atualização mais recente no estado de saúde do deputado foi divulgada por meio de vídeo, nas redes sociais, pelo jornalista.

“Essa semana, pela primeira vez, David começou a mostrar melhoras significativas, que apesar do fato de que tem muitos perigos, muitos riscos, está dando à gente mais esperanças do que nunca para a recuperação completa do David”, explicou.

Ainda segundo Glenn, a infecção comprometeu vários órgãos como o pâncreas, fígado e pulmões, o que tornou o estado do político ainda mais delicado. David segue internado na UTI.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.