Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
59 anos atrás

Forças Armadas não comemoram ditadura militar neste 31 de março

Há pelos menos cinco anos a data vinha sendo celebrada pelas instituições e incentivada pelo Executivo

Redação iBahia • 31/03/2023 às 16:42 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Forças Armadas não comemoram ditadura militar neste 31 de março
Foto: Correio da Manhã/Arquivo Nacional

Nesta sexta-feira (31) relembra-se o golpe militar no Brasil, que aconteceu neste mesmo dia em 1964. Há 59 anos atrás, começou uma ditadura militar que durou 21 anos. Este ano, as Forças Armadas do Brasil não publicaram uma mensagem comemorativa do golpe pela primeira vez em cinco anos.

Entretanto, nos entre 2019 e 2022 esse tipo de comemoração havia voltado a acontecer, por ordem do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Os textos eram emitidos pelo Ministério da Defesa e assinados por e assinadas pelo ministro e pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica.

Já este ano, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, definiram que este tipo de cerimônia fosse interrompida. Nesta sexta, internautas colocaram a hashtag "NOJO E ÓDIO" em primeiro lugar no Twitter, como forma de reavivar o repúdio a esse período da história brasileira.

Seguindo diretriz do general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual comandante do Exército, a instituição decidiu não fazer nenhuma ordem neste dia ou qualquer cerimônia comemorativa ao golpe. Ainda nesta sexta, o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, também utilizou as redes sociais para demonstrar seu repúdio.

Leia mais:

"Que o horror da ditadura militar permaneça somente nos livros de história, para que possa ser compreendido e jamais repetido. Seguiremos trabalhando para reconstruir o Brasil, um país que precisa de paz para crescer, de respeito, de oportunidades e de união. Ditadura Nunca Mais", escreveu o ministro.

Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, também se manifestou através das redes sociais. "Esta não é uma data para comemorar, não há nada que possamos celebrar no dia em que a liberdade foi golpeada e a democracia interrompida, há 59 anos. Mas não podemos esquecer os graves prejuízos que a ditadura deixou em nossa civilização. Ditadura nunca mais. Democracia sempre!", publicou Marina.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil