Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Disk Denúncia

Golpes contra idosos crescem 73% no Brasil; veja como evitar

Entretanto, atenção para este tipo de golpe é necessário para todas as pessoas e há pequenos detalhes que podem evitar que alguém se torne uma vítima

Redação iBahia • 04/07/2023 às 21:12 • Atualizada em 04/07/2023 às 21:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Golpes contra idosos crescem 73% no Brasil; veja como evitar
Foto: Canva fotos

Os idosos são o grupo mais procurados por golpistas na internet e recorrentemente se tornam vítimas de fraudes. Segundo informações do Disk Denúncia, houve um aumento de 73% no número de ocorrências em golpes financeiros contra essa parcela da população em todo o Brasil.

Entretanto, a atenção para este tipo de golpe é necessário para todas as pessoas e há pequenos detalhes que podem evitar que alguém se torne uma vítima. O advogado de direito do consumidor, Cândido Sá, o golpe mais comum é o de "empréstimo consignado".

Leia mais:

Neste golpe, os estelionatários falsificam os documentos dos idosos, que eles podem conseguir através de cadastros de lojas de roupas online, por exemplo, e pedir empréstimos no nomes das vítimas com estas informações. As vítimas são, geralmente, funcionários públicos.

"É importante orientar as pessoas de mais idade que, em hipótese alguma, se deve assinar documentos sem saber o que é ou sem mostrar a um parente ou um advogado", orienta o especialista.

Caso a pessoa seja vítima de um golpe como esse, é importante procurar a polícia imediatamente, afim de registrar um boletim de ocorrência. Entrar em contato com um advogado também pode ser uma alternativa diante desta situação.

"[Com a ajuda de um advogado] é possível diligenciar um processo criminal, uma ação cível de indenização, requerendo o estorno do valor, ou uma indenização pelo golpe", enfatiza Cândido.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil