|
---|
Brinquedo La Tour Eiffel, do parque Hopi Hari interditado |
A direção do parque Hopi Hari acionou o fabricante da Tour Eiffel em busca de uma possibilidade de reparo na estrutura do brinquedo para reativar a atração. A torre está interditada desde a morte da jovem Gabriela Nachimura no dia 24 de fevereiro. A garota, de 14 anos, caiu de uma cadeira, que não deveria ser usada pelo público por não responder às exigências de segurança. A informação de que o parque recorreu ao fabricante do brinquedo foi passada pela assessoria de imprensa do Hopi Hari, na manhã deste domingo, quando o local foi reaberto ao público após 22 dias de interdição para vistoria técnica comandada pelo Ministério Público. Durante a reabertura, os assessores acompanharam a imprensa por um tour pelas atrações, inclusive, as três que estão interditadas. Além de La Tour Eiffel, estão fechados os brinquedos West River Hotel (um hotel "mal-assombrado") e o Simulakron (um cinema com exibição em 3D). As atrações estão sinalizadas com uma placa. A roda-gigante também foi fechada, mas segundo o parque para uma manutenção de rotina. O parque informou, ainda por meio de seus assessores, que a previsão é de que até a próxima semana o Simulakron seja reaberto, já que a exigência dos órgãos de segurança para esta atração era apenas a instalação de uma luz infravermelha. Já para os outros dois brinquedos, não há previsão de data para serem liberados.
La Tour EiffelNo último dia 23, a promotora dos Direitos do Consumidor Ana Beatriz Sampaio Silva Vieira, informou que a estrutura metálica do 'La Tour Eiffel' terá que ser reformada ou removida. A estrutura que tematiza o brinquedo e faz alusão à Torre Eiffel, segundo Ana Beatriz, não está de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "Ela invade uma área de segurança que delimita o brinquedo e a distância entre a estrutura e o assento é curta. O usuário pode se chocar com a trave", explicou na ocasião.
ReaberturaO Hopi Hari foi reaberto às 11 horas ao som da contagem regressiva e gritos de comemoração dos visitantes, boa parte deles familiares e parceiros do parque, que ganharam o ingresso da direção. Apesar da reabertura, o brinquedo onde a jovem Gabriela Nichimura morreu e outras duas atrações deverão permanecer fechadas até que sejam feitas as adequações necessárias. Uma hora antes da liberação da entrada ao recinto, um grupo de pelo menos 150 turistas já aguardava na portaria a reabertura do parque. A movimentação é tranquila, apesar de intensa. O fluxo maior de pessoas deve-se, segundo a própria assessoria, ao fato de neste domingo ocorrer no local o chamado “Hopi Family”, programa que distribui tickets gratuitamente.