O ilustrador Ribs, famoso por divulgar sua arte em redes sociais como o Facebook, publicou neste domingo (1º) uma imagem em que relaciona o preconceito racial sofrido por Taís Araújo e Maju. Problematizando a questão, o artista questiona: "Se as negras bem sucedidas sofrem racismo, imaginem as negras da periferia".
Alguns internautas comentaram a arte, que já chegou a quase 10 mil curtidas em menos de 12 horas. "Negro da periferia, independente do gênero, sofre racismo escancarado. A única diferença é que não gera comoção midiática, pelo contrário, somos chamados de vitimistas", disse um seguidor. "Pois é. Muitas pessoas ficam espantadas quando a vítima é uma pessoa conhecida, mas esquecem que isso é a realidade diária de muitas outras mulheres negras", afirmou outro.Houve também quem desaprovasse a escolha de palavras do artista. "As negras da periferia também são bem sucedidas dentro de suas possibilidades. Acredito que, no caso, as negras que estão na mídia é que também estão sofrendo racismo... A periferia não deveria ser sinônimo de falta de sucesso... Reveja isso, meu bem", criticou uma internauta.Entenda o caso de Taís AraújoA atriz Taís Araújo se tornou alvo de comentários racistas no Facebook neste sábado (31). A publicação com uma foto datada do início de outubro foi o local que recebeu os comentários preconceituosos de diferentes perfis. Após o racismo, a hashtag #SomosTodosTaisAraujo, em defesa da global, virou o assunto mais comentado no Twitter.
Na manhã deste domingo (1º), a atriz desabafou na mesma rede onde recebeu as ofensas e afirmou que vai recorrer à Polícia Federal. "Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários. Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito", escreveu Taís.Entre os termos utilizados pelos internautas que atacaram a atriz estão "cabelo de esfregão", "negra escrota" e "macaca". "Entrou na Globo pelas cotas”, disparou um usuário do Facebook. "Já voltou pra senzala?", comentou outro.Vale lembrar que, em julho, a jornalista Maria Júlia Coutinho também foi vítima de racismo na internet. Na ocasião, o "Jornal Nacional" abordou o assunto e Willian Bonner mostrou apoio à colega do telejornal utilizando o termo #SomosTodosMaju.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade