Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Educação

Inep divulga prazo para solicitação de isenção do Enem 2023

Candidaturas precisam ser executadas entre 17 e 28 de abril

Redação iBahia • 28/03/2023 às 10:11 • Atualizada em 28/03/2023 às 15:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Inep divulga prazo para solicitação de isenção do Enem 2023
Foto: Divulgação / MEC

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, na segunda-feira (27), um novo edital que divulga as datas para solicitação da taxa de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). De acordo com a entidade, interessados poderão realizar os procedimentos de 17 a 28 de abril, por meio da Página do Participante.

Esse prazo inclui ainda a entrega da justificativa dos estudantes que não compareceram ea edição 2022. Vale ressaltar que o ENEM é a principal porta de entrada para os estudantes, com o desejo de concorrer a uma vaga em uma universidade pública.

Leia mais:

As provas da edição 2023 serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro.

Como solicitar

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição e/ou justificar a ausência na edição de 2022, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos.

Pode solicitar a isenção, o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2023, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar. Também tem direito ao benefício o inscrito que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n.º 12.799, de 10 de abril de 2013.

A isenção pode ser solicitada, ainda, pelo participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2022 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2023, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no período de 5 a 16 de junho.

Justificativa – A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2023. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil