Durante participação no videocast "Desculpa Alguma Coisa", realizado pela UOL, a atriz Julia Konrad contou ter sofrido estupro conjugal enquanto estava em um relacionamento em 2020.
"Estupro conjugal não é um termo novo, mas a maneira como você entende o que é, é novo. Antigamente você via como um cara que casou com a menina novinha e força relações sexuais ou o cara que bate, uma coisa violenta. O que a gente está entendendo hoje são as nuances do consentimento, quando ele existe", disse ela.
Leia também:
A atriz deu detalhes sobre o tema e pontuou como dinâmicas sociais normalizadas após séculos de uma estrutura social condicionam a mulher a relacionamentos tóxicos.
"Há algumas dinâmicas de poder em alguns relacionamentos onde o consentimento não é dado porque não tem como você dar o consentimento porque a pessoa se sente coagida. É uma dinâmica normal, construída por séculos, onde a mulher é vista como propriedade, tem o dever de satisfazer o marido. A gente vive em uma sociedade que prepara a gente pra isso", explica.
Ela detalhou ainda que, algumas vezes, chegou a acordar e o "sexo" já estava acontecendo.
"E aí você tem um monte de mulheres com disfunções, que não têm libido, acham que o problema é com elas. Isso fora as grandes coisas que podem acontecer num relacionamento. Quantas mulheres não acordam com o marido ali dentro? Isso acontecia comigo. Eu acordava e [o sexo] já estava acontecendo. Mas era namorado, eu achava que estava tudo bem", disse.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!