A maioria da população brasileira defende a democracia e o índice de apoio ao sistema atingiu seu maior nível desde 1989, aponta pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira. Segundo os novos números, 75% dos brasileiros dizem que a democracia é sempre a melhor forma de governo, enquanto 7% defendem a ditadura em certas circunstâncias.
O apoio histórico à democracia ocorre em meio aos planos do presidente Jair Bolsonaro de organizar um ato em seu apoio no próximo dia 7 de Setembro. O presidente chegou a indicar que o evento poderia contar com um desfile militar mas ainda há dúvidas sobre como serão as manifestações nas ruas do país. No último dia 11 de agosto, um documento assinado por mais de 1 milhão de pessoas foi lido na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em defesa da democracia.
Leia também:
O apoio à ditadura vem caindo progressivamente desde abril de 2018, segundo dados do Datafolha. Ainda de acordo com a pesquisa 12% disseram que tanto faz se o governo se organiza democraticamente ou não.
De acordo com a pesquisa, estratos da população de maior renda e grau de instrução apresentam um índice de apoio à democracia maior do que aqueles com menor renda e escolaridade. Para aqueles com ensino superior, a democracia é melhor para 92%, percentual que cai para 62% entre aqueles que completaram apenas o ensino fundamental.
Ainda de acordo com o Datafolha, os eleitores de Bolsonaro e Lula têm uma preferência parecida. Entre os petistas, 74% optam pela democracia, enquanto 77% dos bolsonaristas apoiam o sistema. Por outro lado, 6% dos apoiadores de Lula admitem a ditadura, enquanto 9% dos simpatizantes do atual presidente dizem apoiar eventualmente uma ruptura.
Apesar do apoio, contudo, 20% dos brasileiros acreditam que há muita chance de existir uma nova ditadura no Brasil, enquanto 25% acreditam que há "um pouco de chance". Para 49%, não há chance nenhuma, quatro pontos percentuais a mais do que na última pesquisa. O medo de um novo regime autoritário é diferente entre eleitores de Lula e de Bolsonaro. Entre os primeiros, 52% acreditam que há chances: para 24%, muita chance, para 28%, pouca. Já entre os bolsonaristas, 32% acreditam na possibilidade de uma nova ditadura (para 13%, muita chance e para 19%, pouca).
A pesquisa Datafolha ouviu 5744 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09404/2022.
Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Agência O Globo
Agência O Globo
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!