Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Banco Central

Pix terá novas mudanças para reforçar a segurança a partir de novembro

Com a notificação de infração, as instituições podem fazer uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação

Redação iBahia • 02/05/2023 às 17:21 • Atualizada em 02/05/2023 às 17:51 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Pix terá novas mudanças para reforçar a segurança a partir de novembro
Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O Pix passará por mudanças para reforçar a segurança a partir do dia 5 de novembro. O anúncio foi feito pelo Banco Central nesta terça-feira (2). O BC vai passar a disponibilizar campos específicos nas notificações de fraude para que sejam especificados os tipos de golpe, como falsidade ideológica ou "conta laranja", e a razão da notificação.

Com a notificação de infração, as instituições podem fazer uma marcação das chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação.

Leia mais:

O Banco Central também anunciou a ampliação do conjunto de dados de segurança do Pix que são disponibilizados para a consulta das instituições participantes para as análises antifraude das transações.

Com isso, serão incluídas: a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix, quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave e quantidade de contas vinculadas a determinado usuário.

Outra novidade é a ampliação do limite de tempo que os dados ficam disponíveis. Atualmente são disponibilizados dados de 6 meses e passará a contemplar dados de até 5 anos. Segundo o BC, essa consulta pode ser feita pelas instituições por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil