icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Procon notifica grife de Luciano Huck por prática abusiva

Empresa terá cinco dias para apresentar os esclarecimentos sobre o assunto, poderá ser multada, e o site pode ser retirado do ar

foto autor

05/03/2015 às 15:07 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:58 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
O Procon do Rio de Janeiro notificou a marca UseHuck, do apresentador Luciano Huck, por vender uma camiseta infantil com a estampa ‘Vem ni mim que eu tô facin’. O anúncio do produto era feito com a imagem de uma criança e gerou polêmica nos últimos dias.

Camiseta causa polêmica na internet (Foto: Reprodução/Facebook)

O órgão da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor quer saber quantas camisetas foram vendidas, para quem foram vendidas e se já foi realizada a contrapropaganda para reverter os efeitos negativos ao consumidor. A empresa terá cinco dias para apresentar os esclarecimentos sobre o assunto. A depender da decisão do órgão, UseHuck poderá ser multada, e o site retirado do ar. O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) também vai apurar a venda das blusas com a estampa.PolêmicaUma camiseta infantil vendida pela loja virtual do apresentador Luciano Huck gerou polêmica nas redes sociais. A camiseta tem a frase "Vem ni mim que eu tô facin" - um verso em alusão à canção "Vem Ni Min", de Dado Dolabella. Muitos acusaram o apresentador de incentivar a pedofilia.O site explica a frase, citando o período de carnaval. "O carnaval taí!! Muito ziriguidum, samba no pé, pandeiro, tamborim! É hora de colocar o bloco na rua, aproveitar cada segundo os dias de folia! Por isso a Huck criou uma coleção especial para você fazer bonito na avenida e receber o carnaval no estilo! Como a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facin. A camiseta estampada com a frase “Vem Ni Mim Que Tô Facin” é a cara do carnaval! Uma camiseta divertida. Uma camiseta personalizada. Uma camiseta exclusiva! Pra quem procura uma camiseta divertida para os pequenos, as camisetas Huck são perfeitas!". Consumidores e internautas se irritaram com a camiseta e fizeram várias críticas. "Chocada. Isso não é mimimi, mas algo muito sério – a não ser que nunca tenham ouvido falar em pedofilia ou adultização precoce das crianças", postou uma internauta. "Os Pedófilos já acham as crianças um alvo fácil, ai me vem o Luciano Huck com uma camisa dessas, esse é meu brasil", escreveu outro. Até agora, a camiseta continua à venda, mas as fotos dos modelos utilizando a peça foram retiradas do site. O nome Luciano Huck entrou nos assuntos mais comentados do dia no Twitter. Comunicado
Após muita repercussão, a grife Use Huck, do apresentador Luciano Huck, usou as redes sociais para pedir desculpas. A empresa tinha divulgado uma blusa com a frase Vem Ni Mim Que Tô Facim, mas quem usava a camisa era uma criança. Com a polêmica, muitos internautas criticaram a grife nas redes sociais e chegaram a apontar a situação como incentivo à pedofilia.

Através de um comunicado, divulgado no perfil do Facebook, a UseHuck afirmou que não queria "justificar o injustificável", mas apenas explicar o que aconteceu na ocasião. Eles ainda deixaram claro que a camisa não está mais disponível para venda. Confira o post completo:
"Pessoal,
Pedimos profundas desculpas sobre a camiseta Vem Ni Mim Que Tô Facim, e sentimos muito por todos que foram ofendidos pela imagem. Este comunicado não tem o objetivo de justificar o injustificável; mas apenas de explicar o motivo do erro, para que fique claro que não houve qualquer intenção maldosa. Não nos eximimos do erro, nem de qualquer responsabilidade, mas é importante esclarecer que não houve a intenção de ofensa.
É comum em e-commerce que as artes das estampas sejam aplicadas posteriormente sobre fotos dos modelos com camiseta branca, conforme o exemplo abaixo. Por erro nosso, todas as artes de Carnaval (inclusive e infelizmente, esta arte) foram aplicadas sobre a coleção infantil e disponibilizadas no site sem a devida revisão. Assim que percebemos esse lamentável erro, imediatamente retiramos a imagem do ar e decidimos escrever essa carta para explicar tecnicamente o problema conjuntamente com um pedido de desculpa pela falta de bom-senso e pelo descuido. Obviamente, não fosse o erro, nem a USEHUCK, nem qualquer outra marca, teria a intenção de usar uma imagem como essa para vender camisetas ou para qualquer outro fim".

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil