A Fundação Procon-SP, notificou a Unilever Brasil para que demonstre e comprove a informação em destaque na embalagem do sabão em pó OMO — lavagem perfeita ativo concentrado de que 800 gramas do produto equivalem em rendimento a um quilo da versão anterior do sabão em pó. A empresa lançou o novo produto em embalagens menores do que o padrão anterior, de um e dois quilos. As atuais têm respectivamente 800g e 1,6kg.
O Procon-SP pediu a Unilever que esclareça também se “OMO Multiação – lava roupas em pó” teve a sua fabricação descontinuada; se “OMO – lavagem perfeita – ativo concentrado” tem fórmula diferente do anterior, o resultado de cada sabão em pó para o consumidor e o preço sugerido para a venda.
Segundo a fundação, a notificação foi feita após várias manifestações de consumidores, nas redes sociais e ao órgão, sobre a mudança. O objetivo, diz o Procon-SP, é garantir que os consumidores não sejam prejudicados. A empresa tem 72 horas para responder.
Empresa diz que novo produto é mais eficiente
Procurada a Unilever admitiu que, num contexto com várias reduções de embalagens de produto, a mudança pode ter gerado dúvida no consumidor. A empresa afirma, no entanto, que a mudança de OMO não é uma redução de tamanho, que se trata de um produto diferente, com tecnologia inovadora que deixa o detergente mais potente.
Segundo a empresa, antes eram necessários 100g de produto para uma lavagem, agora, 80g. Por isso, diz Unilever, pode-se afirmar que 800g de Omo Lavagem Perfeita tem o mesmo rendimento que 1kg do antigo Omo Multiação em número de lavagens. A mesma lógica vale para o Omo Lavagem Perfeita 1,6kg, que tem o mesmo rendimento do antigo Omo Multiação 2kg.
A empresa chama atenção para o fato de que não houve aumento de preço para os clientes, mas ressalva que a definição do preço final cabe ao varejista. A empresa mantém um hotsite com as informações completas do produto.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!