Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
Avanço

Profissionais do sexo terão carteira assinada após acordo; entenda

Ministério Público do Trabalho (MPT) comprovaram o vínculo empregatício

Redação iBahia • 21/07/2023 às 16:27 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Profissionais do sexo terão carteira assinada após acordo; entenda
Foto: Reprodução e Shutterstock

Um grupo de profissionais do sexo que trabalham em uma boate de São Paulo, passarão a ter uma carteira de trabalho assinada. A medida é um acordo inédito feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Os órgãos comprovaram o vínculo empregatício entre três profissionais do sexo que trabalham no local.

Para a determinação, o estabelecimento passou por uma fiscalização conjunta em junho, a partir de denúncia de condições análogas à escravidão recebida pelo MPT.

Leia mais:

Outras duas casas noturnas que ofereciam os serviços de mulheres migrantes de outras regiões do Brasil também foram visitadas pelos agentes. Após a inspeção, o MPT afirmou que "não foram identificados situações de exploração sexual, tráficos de pessoas e trabalho escravo".

A fiscalização verificou as condições de alojamento, alimentação e remuneração dos estabelecimentos e constatou que "as profissionais eram de fato empregadas que atuavam na informalidade".

A partir disso, o dono do estabelecimento concordou em assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para registrar as garotas de programa, conforme a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). A atividade "profissional do sexo" é listada no programa desde 2014. Também foi acertado que as boates não poderão admitir a permanência de qualquer pessoa com menos de 18 anos no local.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil