|
Anúncio foi publicado na página
da Skol no dia 25 de junho |
Uma propaganda da cervejaria Skol, veiculada através do Facebook, pode sair do ar. Nesta quarta-feira (11), o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu um processo ético contra o anúncio que contém o texto "Universitário não mata aula. Estabelece prioridades".
O processo ético foi instaurado mediante uma queixa registrada por um consumidor de São Paulo. Uma interpretação do anúncio é que a prioridade dos universitários seria beber cerveja, ao invés de assistir às aulas.
Segundo a assessoria de comunicação do CONAR, houve dois motivos para a abertura. Apesar de conter uma mensagem de advertência sobre a moderação do consumo, necessária em todo anúncio de bebida alcoólica, ela não tem a dimensão e forma que o conselho recomenda, como um retângulo cercando o texto, o tamanho da letra e o fundo branco. Além disso, foi acatado o ponto de vista do consumidor, que considera um apelo do consumo ligado à falta de responsabilidade social.
Segundo a assessoria do CONAR, a cervejaria foi comunicada da abertura do processo e tem um prazo para enviar a defesa. O julgamento do processo em primeira instância deve acontecer em um prazo de 30 a 40 dias. Antes deste prazo, o relator do processo pode propor uma medida liminar com efeito imediato, recomendando a suspensão da veiculação do anúncio, caso considere que o mesmo infringe de forma maneira frontal a autoregulamentacao publicitaria. Então, a medida liminar pode ser confirmada durante o julgamento.
O CONAR é uma entidade privada, formada por 180 voluntários representantes do mercado publicitário e consumidores. De acordo com a assessoria, o conselho não pode proibir uma publicidade, apenas recomenda que deixe de ser veiculada, porém uma recomendação nunca deixou de ser acatada.