icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Qual a sua maior habilidade ou competência? Já pensou nisso?

Veja quais características são essenciais para trabalhar com consultoria empresarial

foto autor

19/02/2013 às 8:03 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Em um passado muito próximo, os sentimentos e as experiências vividas norteavam as tomadas de decisão dos gestores e de seus funcionários, que assumiam os cargos por apadrinhamento, esquecendo o modelo ideal abarcado pela cultura das conquistas por mérito. Mas, como é possível para um gerente, na atualidade, tomar decisões sem conhecimento específico a respeito do mercado no qual está inserido? Como ser competitivo sem estratégias voltadas para a gestão de custos, marketing ou customização dos processos? Como gerar rentabilidade diante da ciranda tributária imposta pelo governo? E, talvez o mais complexo, como possuir colaboradores capacitados e como reter os talentos dentro da organização? Será que os empreendedores, proprietários e gestores estão ou são preparados para lidar com tantas variáveis que demandam estratégias organizacionais diversas? Daí, surge a necessidade de profissionais especialistas ou com amplo domínio em algumas áreas para saciar essa demanda. E esse profissional pode ser VOCÊ! Já pensou nessa possibilidade ou oportunidade de trabalho?
Perceba que o cenário corporativo potencializou a demanda por consultores ou empresas que ofertam serviços de consultoria empresarial e isso, possivelmente, pode favorecer você a ofertar as suas habilidades e competências para auxiliar os gestores a tomar decisões. As buscas por ideias inovadoras, para tornar as empresas competitivas, e por conhecimentos voltados para uma gestão mais segura, que as tornem mais rentáveis, corroboram essa necessidade por esses profissionais para auxiliar na superação dos obstáculos que surgem com muito mais frequência devido à globalização da economia, a escassez da mão-de-obra qualificada, a concorrência diversificada e as repentinas mudanças no comportamento do consumidor. Para que se possa esclarecer esse assunto e lhe auxiliar na decisão de atuar como consultor, ou não, é bom ter alguns conceitos... Então o que é uma consultoria empresarial, administrativa ou organizacional? Como saber o momento certo para se contratar um consultor ou uma empresa de consultoria? Qual o papel e o perfil desses profissionais? Antes de responder essas questões, faz-se necessário, a consciência de que a consultoria não faz milagres! Em uma visita a uma empresa, logo na abordagem, o proprietário falou para a sua secretária e sua gerente: “ – Chegou o nosso Yeshua!!!” Após um diagnóstico organizacional, de fato ele precisava de milagres e não de soluções administrativas ou organizacionais. A empresa estava completamente insolúvel, sem crédito na praça e sem estoque para se projetar vendas. Podemos dizer que o papel do consultor é o de agir em conjunto com os gestores da organização-cliente, através de um processo que deve priorizar a interatividade entre os envolvidos, a busca constante por medidas que favoreçam e potencializem as mudanças e favoreçam a confiança mútua. O consultor empresarial tem a responsabilidade de auxiliar os dirigentes nas decisões com base em sua formação técnica e conceitual e, também, na sua experiência profissional e, assim, através de um processo sistemático de tomada de decisão, solucionar ou atenuar as patologias e as miopias organizacionais, tornando as empresas mais competitivas e rentáveis.
"O consultor deve possuir a ética, a integridade e a confiança como valores inquebrantáveis"
Um consultor deve ser contratado de acordo com as necessidades empresarias, como: a dúvida quanto à viabilidade de introduzir um novo produto ou serviço no mercado, a melhoria na qualidade do atendimento, alavancagem das vendas, organização e controle do estoque, capacitação do capital humano, desenvolvimento de processos e procedimentos administrativos e financeiros ou, em casos mais extremos, para a reestruturação de toda a empresa. O consultor deve possuir a ética, a integridade e a confiança como valores inquebrantáveis e como premissas a dedicação, o amor e o espírito de perseverança para superar problemáticas impostas por todos os elementos e personagens do mundo corporativo. A contratação de um consultor empresarial tornou-se uma ferramenta para a solução de deficiências empresarias e para a capacitação dos integrantes das empresas com o melhor custo-benefício e com o menor prazo. Você domina uma área específica? É criativo? Está sempre procurando melhorar e crescer profissionalmente? Sua formação acadêmica está direcionada para a profissão em que atua? Então, possivelmente, você pode se tornar um consultor empresarial! Pense nisso. Leia as colunas anteriores: Especialista dá dicas de como conseguir trabalhar em home office Como fazer das redes sociais e blogs pessoais aliados na busca por um emprego
Glicio Oliveira E-mail: [email protected] Administrador, Especialista em Marketing Estratégico. Profissional com amplo conhecimento em Consultoria e Gestão de Serviços. Atua na ValoRH como Consultor, Palestrante e Instrutor.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil